Técnicas de Análise 1

Informações e Materiais para a turma 2012.1

Técnica de Análise 1

Música da Escola de Música da UFBA

Avaliações

Colaborações, leituras, freqüência e aproveitamento 30%

 Trabalhos semanais 30%

Trabalho final 40%

Trabalho final sobre um dos Mikrokosmos sexto livro

Baixe aqui o sexto livro dos Mikrokosmos.
Ouça aqui as gravações. Levarei outras gravações (melhores na minha opinião) para a aula do dia 04/10

Dúvidas podem ser remetidas a guilhermebertissolo@gmail.com

Aulas e seus respectivos focos

1. 22/03

  • Introdução à análise
  • Audição e breves análises de três diferentes exemplos que se complementam

2. 29/03

  • Colaborações individuais sobre exemplos solicitados
  • Considerações sobre a forma musical

3. 05/04

  • Análise formal em uma peça tonal

Baixe aqui os Lieder de Brahms. O lied em questão é o das páginas 4-5.

Baixe aqui a gravação.

4. 12/04

  • Colaborações individuais sobre exemplos solicitados
  • Introdução à literatura em análise da música do século XX

5. 19/04

  • Colaborações individuais sobre as análises de Brahms
  • Análise formal na música tonal (cadências, frases, períodos)
  • Análise motívica
6. 26/04
  • Como olhar para um exemplo não-tonal: B. Bartók, Mikrokosmo 153
  • Simetrias e a noção de algoritmo
  • Ciclo em música
  • Colaborações individuais sobre exemplos solicitados
Baixe aqui o sexto livro dos Mikrokosmos.
Baixe aqui a gravação do Mikrokosmo 153.
 7. 03/05
  • Colaborações individuais sobre exemplos solicitados
  • A música serial

8. 10/05

  • Colaborações individuais sobre exemplos solicitados
  • Teoria Pós-tonal

9. 17/05

  • Colaborações individuais sobre exemplos solicitados
  • Politonalidade

10.  24/05

  • Colaborações individuais sobre exemplos solicitados
  • Música textural e a micropolifonia
  • Timbre

11. 31/05

  • Colaborações individuais sobre exemplos solicitados
  • Questões técnicas e instrumentais

12. 07/06

  • Colaborações individuais sobre exemplos solicitados
  • Música eletroacústica, concreta, acusmática e paisagens sonoras

13. 20/09

  • Avaliação do andamento das atividades e pequena revisão
  • Sobre os trabalhos finais

14 e 15. 04/10

  • Pequena revisão dos conteúdos
  • Primeira abordagem e exposição sobre as peças dos trabalhos finais

16 e 17. 11/10

  • Apresentação das análises do trabalho final
  • Auto-avaliação
  • Avaliação e debate sobre os resultados do curso

Leituras (lista atualizada constantemente)

Bibliografia geral (atualizada constantemente)

Burkholder, J. Peter e Claude V. Palisca. Norton Anthology of Western Music. 5th edition. 2 vols. 2005. [Edições anteriores também podem ser utilizadas].
Cook, Nicholas. A Guide to Musical Analysis. Oxford: Oxford University Press, 1994.
Dodge, Charles e Thomas A. Jerse. Computer Music. Nova Yourk: Schirmer Books, 1997.
Green, Douglass. Form in Tonal Music. 2a ed. New York: Holt, Rinehart, and Winston, 1979.
Grout, Donald J. e Palisca, Claude V. História da Música Ocidental. Tradução de Ana Luísa Faria. Lisboa: Gradiva, 1994.
Kostka, Stefan e Dorothy Payne. Tonal Harmony with an Introduction to Twentieth- Century Music. 4a ed, New York: McGraw-Hill, 1999.
Kostka, Stefan. Materials and Techniques of Twentieth-Century Music. 2a ed. New Jersey: Prentice Hall, 1999.
Massin, Jean e Massin, Brigitte. História da Música Ocidental. Tradução de Ângela Ramalho Viana, Barlos Sussekind e Maria Teresa Resende Costa. Rio de Janeiro: Editora Nova Fronteira, 1997.
Roads, Curtis. The Computer Music Tutorial. The MIT Press, 2001.
Rosen, Charles. Sonata Forms. New York: W. W. Norton, 1985. [Edição revista, 1988.]

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google photo

You are commenting using your Google account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s