Música Computacional 1

Informações e Materiais para a turma 2014.1

Música Computacional 1

Música da Escola de Música da UFBA

Avaliações

Colaborações, leituras, freqüência e aproveitamento 30%

Trabalhos semanais 30%

Trabalho final 40%

Veja aqui o Tutorial de Fernando Iazzetta

Dúvidas podem ser remetidas a guilhermebertissolo@gmail.com

Aulas e seus respectivos focos

1. 19/03

  • Introdução ao componente
  • Comentários sobre experiências prévias no tema
  • Introdução ao PD

2. 26/03

  • Primórdios: Musique Concrète Elektronische Musik
  • Um primeiro exercício em software

3. 02/04

  • Puredata: exercícios dirigidos de programação

4. 09/04

  • Introdução aos recursos computacionais (software)
  • Lidando com tabelas, linhas e osciladores

5. 30/04

  • Síntese sonora 1

Tutorial para síntese subtrativa:

http://www.obiwannabe.co.uk/html/music/6SS/six-simple-synthesisers.html

6. 07/05
  • Síntese sonora 2

7 e 8. V Colóquio Musical Contemporâneo

  • Palestra e concerto com Michael Winter

9. 14/05

  • Novos objetos para controle de dados
  • Subpatchs e abstrações
  • Entradas e saídas

10. 21/05

  • O uso de delays
  • Gravação e processamento
  • Lidando com arquivos de áudio
  • O objeto fiddle
  • Lidando com coleções e outros métodos de controle

11. 04/06

  • Processamentos e edições
  • Mais estratégias de controle
  • Texto enfocando uma obra realizada com meios computacionais

12 e 13. 11/06 (13-15hs)

  • Abordagens sobre as obras dos estudantes: problemas e soluções

Recesso Copa do Mundo de Futebol

14. 09/07

  • Espacialização

15. 16/07

  • Exercícios em aula sobre os tópicos estudados

16. 23/07

  • Exercícios em aula sobre os tópicos estudados

Tuturial abordado em aula: http://en.flossmanuals.net/pure-data/audio-tutorials/envelope-generator/

17. 30/07

  • Auto-avaliação
  • Avaliação e debate sobre os resultados do curso

Site úteis:

Base de dados com arquivos de áudio

http://freesound.org/

Pure Data

http://puredata.info/

https://sites.google.com/site/porres/pd

Open Music

http://algorithmiccomposer.com/2011/09/open-music-tone-rows-and-the-maquette.html

http://recherche.ircam.fr/equipes/repmus/OpenMusic/user-doc/DocFiles/Tutorial/

http://pt.scribd.com/doc/70926223/Open-Music-Tutorial

Ardour
http://ardour.org/
http://en.wikipedia.org/wiki/Ardour_(software)

Audacity
http://audacity.sourceforge.net/

Softwares livres para áudio

http://en.wikipedia.org/wiki/List_of_free_software_for_audio

Jack
http://jackaudio.org/
http://en.wikipedia.org/wiki/JACK_Audio_Connection_Kit

ALSA (Advanced Linux Sound Architecture)

http://www.alsa-project.org/main/index.php/Main
http://en.wikipedia.org/wiki/ALSA_%28Linux%29

SoundFonts

http://en.wikipedia.org/wiki/SoundFont

http://www.sf2midi.com/

http://soundfonts.darkesword.com/

http://www.hammersound.net/

Bibliografia geral (atualizada constantemente)
Bertissolo, Guilherme. 2013. Composição e Capoeira: dinâmicas do compor entre música e movimento. Tese de doutorado, Universidade Federal da Bahia, Salvador.

Chion, Michel. 1994. Músicas, media e tecnologias. Lisboa: Instituto Piaget.

Dignart, Maria C. 2007. O gesto como princípio formador em composições eletroacústicas. Dissertação de Mestrado não publicada, Universidade de Goiás.

Dodge, Charles e  Thomas Jerse. 1997. Computer music. 2 ed. New York: Schimer Books.

Farnell, Andy. 2010. Designing sound. Cambridge, MA/London: The MIT Press.

Fritsch, Eloy. 2008. Música eletrônica: uma introdução ilustrada. Porto Alegre: Ed. da UFRGS.

Henriques, Fábio. 2007. Guia de mixagem. 2 ed. Rio de Janeiro: Editora Música e Tecnologia.

Henrique, Luiz. 2002. Acústica musical. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian.

Kramer, Jonathan. 1989. The time of music. New York: Schimer Books.

Iazzeta, Fernando. 2009. Música e mediação tecnológica. São Paulo: Perspectiva.

Iwao, Henrique. 2012. Colagem musical na música eletrônica experimental. Dissertação de Mestrado não publicada, Universidade de São Paulo.

Laske, Otto. 1991. E. Toward an Epistemology of Composition. In: Interface 20:235-269.

Menezes, Flo. 1996. Música eletroacústica: história e estéticas. São Paulo: Universidade de São Paulo.

_____. 2003. Acústica musical em palavras e sons. Cotia: Ateliê Editorial.

_____. 2006. Música maximalista: ensaios sobre música radical e especulativa. São Paulo: Ed. da UNESP.

Moore, R. 1990. Elements of Computer Music. Prentice Hall. New Jersey.

Ratton, Miguel. 2009. Dicionário de áudio e tecnologia musical. 2 ed. Rio de Janeiro: Editora Música e Tecnologia.

Rodrigues, Rodrigo F. 2005. Música eletrônica: a textura da máquina. São Paulo: Annablume.

Schaeffer, Pierre. 1993. Tratado dos Objetos Musicais. Trad. Ivo Martinazzo. Brasília: Edunb.

Traldi, César A. 2009. Percussão e Interatividade PRISMA: Um Modelo de Espaço Instrumento Auto-Organizado. Tese de doutorado, Universidade de Campinas, Campinas.

Vasconcelos, José. 2002. Acústica musical e organologia. Porto Alegre: Movimento.

Winkler, Todd. 2001. Composing interactive music: techniques and ideas using Max. Cambridge/London: The MIT Press.

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