LEM 2

Informações e Materiais para a turma 2014.2

Literatura e Estruturação Musical 2

Escola de Música da UFBa

Avaliações

Freqüência e aproveitamento 5%

Trabalhos esporádicos, leituras e contribuições em aula 10%

Trabalhos processuais 30%

Avaliações formais 40%

Trabalho final 15%

ATENÇÃO: confira as avaliações aqui

Dúvidas podem ser remetidas guilhermebertissolo@gmail.com

Baixe aqui o livro de Kostka & Payne, na tradução de Jamary Oliveira e Hugo Leonardo Ribeiro.

Aulas e seus respectivos focos

1. 26/08

  • Introdução ao contexto do componente curricular
  • Como assim LEM II?
  • Apresentação dos tópicos a serem estudados
  • Dados históricos, compositores, repertório, bibliografia, audições (parte 1)

2. 28/08

  • Atividade preliminar: exercício de baixo dado e canto dado

3. 02/09

  • Suspensão das atividades: Luto à morte de Sérgio Souto

4. 04/09

Não houve aula: licença paternidade Prof. Guilherme Bertissolo

5. 09/09

  • Correção da atividade complementar
  • Levantamento e resolução das principais dúvidas

6. 11/09

  • Revisão baseada nas dificuldades do trabalho preliminar

Leia e baixe aqui o material sobre notas melódicas

Veja um resumo sobre os princípios gerais de realização de baixos: http://www.clem.ufba.br/queiroz/bx_cifr/geraisbaixocifrado.html

7. 16/09

  • Correção do trabalho 2
  • Levantamento e resolução das principais dúvidas

8. 18/09

  • Cadências
  • Entrega do trabalho 3
  • Discussão sobre os trabalhos, em torno das cadências

9. 23/09

  • Correção do trabalho 4
  • Levantamento e resolução das principais dúvidas
  • Modulação (Parte 1: tonicalização)
  • Cifragem analítica

10. 25/09

  • Ainda Modulação (tonicalização)
  • Acordes de sétima em outros graus

11. 30/09

  • Correção do trabalho 5
  • Ainda sobre cadências

12. 02/10

  • Tonicalização: correção do trabalho 6
  • Acordes de 9º, 11º, 13º
  • Levantamento e resolução das principais dúvidas

13. 07/10

  • Entrega do trabalho 7
  • Acordes de 9º de dominante

14. 09/10

  • O Acorde Napolitano

15. 14/10

  • SEMEX

16. Consultório – 16/10

17. 16/10

  • Avaliação 1

18. 21/10

  • Trabalho em grupo de correção da prova

 

ATENÇÃO: a partir de 30/10 as aulas serão ministradas pelo prof. Marcos Sampaio

 

Trabalhos Parte 1

1- Entrega em 09/09

Trabalho preliminar: realização de um baixo dado e um canto dado

Baixe aqui o pdf

2- Entrega em 16/09

Parte 1:

Faça um pequeno trecho musical a quatro vozes a partir dos graus indicados abaixo, usando notas melódicas. Escolha qualquer tonalidade, exceto Lá menor: 3/4 | i V6/4 i6 | iv iv6 iv6/4 | V6 VI III6 | VI ii VI | ii6 vii°6 i | ii°6 i6/4 V7 | i ||

Parte 2:

Realize pelo menos duas vezes dos dois baixos a seguir:

3- Entrega em 18/09

Pesquisa sobre cadências, seus tipos e sua importância

As fontes não podem ser exclusivamente de internet. Use pelo menos dois livros. Digitado em computador, com exemplo musicais. Usar modelo de folha de rosto mostrado em aula.

4- Entrega em 23/09

Realize duas vezes cada um dos baixos a seguir.

Depois, transponha cada um para duas tonalidades distintas e realize.

5- Entrega em 30/09

Faça um pequeno trecho musical a quatro vozes (com notas melódicas) em Mi maior  a partir dos graus indicados abaixo.

Lembre-se das preparações e resoluções das sétimas e finalize com uma CAP. 3/4 | I iii6/4 IV6 | ii V vi6/5 | IV6 I6/4 V7 | I ||

6- Entrega em 02/10

Tonicização, cifragem analítica Baixe aqui o pdf para imprimir o Coral Nº 18 de Bach.

7- Entrega em 07/10

Parte 1:

Exercício sobre nona de dominantes feito em aula

Parte 2: Acorde diminuto :

08- Entrega em Entrega em 09/10 Sexta Napolitana

9- Trabalho em grupo de correção da prova

Entregar a prova corrigida. Solicitar auxílio de colegas, se necessário.

Bibliografia

Stone, Kurt. 1980. Music Notation in the Twentieth Century: A Practical Guidebook. New York: W.W. Norton & Company.

Abraham, Gerald. 1979. The concise Oxford history of music. London and New York: Oxford University Press.

Adams, Ricci. s.d. Musictheory.net. Disponível em musictheory.net.

Aldwell, Edward, e Carl Schachter. 1989. Harmony and voice leading. San Diego: Harcourt Brace Jovanovich.

Bordini, Ricardo. s.d. Departamento de Composição, Literatura e Estruturação Musical. Materiais Didáticos. Disponível em http://www.clem.ufba.br/materiais-didaticos.html.

Forte, Allen. 1979. Tonal harmony in concept and practice. New York: Holt Rinehart and Winston.

Gauldin, Robert. 1997. Harmonic practice in tonal music. New York: W.W. Norton.

Grove, George, e Stanley Sadie. 1980. The New Grove dictionary of music and musicians. Editado por Stanley Sadie. London Washington, D.C.: Macmillan Publishers; Grove’s Dictionaries of Music.

Kostka, Stefan M., e Dorothy Payne. 2000a. Tonal Harmony, with an introduction to twentieth-century music. 4th. Boston: McGraw-Hill.

Kostka, Stefan M., e Dorothy Payne. 2000b. Workbook for Tonal harmony, with an introduction to twentieth-century music. Boston: McGraw-Hill College.

Michels, Ulrich. 1982. Atlas de música. Madrid: Alianza.

Motte, Diether de la. 1989. Armonia. Barcelona: Editorial Labor. Trad. Luis Romano Haces.

Palisca, Claude, ed. 2001a. Norton Anthology of Western Music. 4 ed. Volume I – Ancient to Baroque. New York and London: W.W. Norton & Company.

Palisca, Claude, ed. 2001b. Norton Anthology of Western Music. 4 ed. Volume II – Classic to Modern. New York and London: W.W. Norton & Company.

Randel, Don Michael, ed. 1986. The New Harvard Dictionary of Music. Cambridge, Mass: Belknap Press of Harvard University Press.

Riemenschneider, Albert, ed. 1941. 371 Harmonized Chorales and 69 Chorale Melodies with figured bass. New York: G. Schirmer.

Zamacois, Joaquin. 1948. Tratado de Armonia. Volume 3. Barcelona: Editorial Labor.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google photo

You are commenting using your Google account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s