LEM 2

Informações e Materiais para a turma 2013.2

Literatura e Estruturação Musical 2

Escola de Música da UFBa

Avaliações

Freqüência e aproveitamento 5%

Trabalhos esporádicos, leituras e contribuições em aula 10%

Trabalhos processuais 30%

Avaliações formais 40%

Trabalho final 15%

ATENÇÃO!

RESULTADOS

Baixe aqui, aqui e aqui as tabelas de avaliação.

Dúvidas podem ser remetidas guilhermebertissolo@gmail.com

Baixe aqui o livro de Kostka & Payne, na tradução de Jamary Oliveira e Hugo Leonardo Ribeiro.

Aulas e seus respectivos focos

1. 08/10

  • Introdução ao contexto do componente curricular
  • Como assim LEM II?
  • Apresentação dos tópicos a serem estudados
  • Dados históricos, compositores, repertório, bibliografia, audições (parte 1)

2. 10/10

  • Revisão 1: condução de vozes e notas melódicas
  • Leia e baixe aqui o material sobre notas melódicas

3. 15/10

  • Correção do trabalho 1
  • Levantamento e resolução das principais dúvidas

4. 17/10

  • Revisão 2: modo maior

5. 22/10

  • Participação no ACTA/SEMEX

6. 24/10

  • Correção do trabalho 2
  • Levantamento e resolução das principais dúvidas

7. 29/10

  • Correção do trabalho 3
  • Levantamento e resolução das principais dúvidas

8. 31/10

  • Cadências
  • Entrega do trabalho 4
  • Discussão sobre os trabalhos, em torno das cadências

9. 05/11

  • Correção do trabalho 5
  • Levantamento e resolução das principais dúvidas
  • Modulação (Parte 1: tonicalização)
  • Introdução ao acorde diminuto
  • Cifragem analítica

10. 07/11

  • Ainda Modulação (tonicalização)
  • Acordes de sétima em outros graus

11. 12/11

  • Tonicalização: correção do trabalho 6

12. 14/11 (12-13hs)

  • Consultório

13. 14/11

  • Ainda sobre o trabalho 6
  • Levantamento e resolução das principais dúvidas

14. 21/11 (12-13hs)

  • Consultório

15. 21/11

  • Avaliação 1

16. 26/11

  • Entrega das provas e trabalhos processuais
  • Comentários sobre os resultados
  • Atividade em grupo sobre

17. 28/11

  • Entrega do trabalho 7
  • Um pouco mais sobre os acordes de acordes de sétima
  • O acorde diminuto

18. 03/12

  • Correção do trabalho 8
  • Acordes de 9º de dominante
  • Acordes de 9º, 11º, 13º

19. 05/12

  • Acorde de 6º Napolitana

20. 10/12

  • Correção do trabalho 9
  • Levantamento e resolução das principais dúvidas

21. 12/12

  • Acordes de empréstimo modal

22. 16/12 (15hs)

  • Consultório 1

23. 17/12

  • Correção do trabalho 10
  • Ainda os acordes de empréstimo modal

Canto dado para a aula: canto-dado

24. 19/12 (10hs) 

  • Consultório 2

25. 19/12

  • Avaliação 2

26. 07/01

  • Correção da prova
  • Acordes de 6º aumentada (Parte 1)

27. 09/01

  • Acordes de 6º aumentada (Parte 2)

28. 14/01

  • Correção do trabalho 12
  • Levantamento e resolução das principais dúvidas
  • Outros acordes alterados

29. 16/01

  • Bomfim

30. 21/01

  • Correção do trabalho 13
  • Outros acordes alterados
  • Revisão sobre harmonia cromática e acordes alterados

Baixe aqui a apresentação mostrada em pdf. 31. 27/01

  • Levantamento e resolução das principais dúvidas

33. 28/01

  • Avaliação 3

34. 06/02

  • Entrega dos  trabalhos finais
  • Auto-avaliação

ATENÇÃO

O trabalho final consiste em uma análise de uma das canções do Op. 3 ou Op. 6 de J. Brahms.

Analise a harmonia, marque as cadências, frases e períodos.

Trabalhos Parte 1

1- Entrega em 15/10 Faça um pequeno trecho musical a quatro vozes a partir dos graus indicados abaixo, usando notas melódicas. Escolha qualquer tonalidade, exceto Lá menor: 3/4 | i V6/4 i6 | iv iv6 iv6/4 | V6 VI III6 | VI ii VI | ii6 vii°6 i | ii°6 i6/4 V7 | i || 2- Entrega em 22/10 3- Entrega em 29/10 4- Entrega em 31/10 (trabalho com peso 2): Pesquisa sobre cadências, seus tipos e sua importância As fontes não podem ser exclusivamente de internet. Use pelo menos dois livros. Digitado em computador, com exemplo musicais. Usar modelo de folha de rosto mostrado em aula. 5- Entrega em 05/11 Faça um pequeno trecho musical a quatro vozes (com notas melódicas) em Mi maior  a partir dos graus indicados abaixo. Lembre-se das preparações e resoluções das sétimas e finalize com uma CAP. 3/4 | I iii6/4 IV6 | ii V vi6/5 | IV6 I6/4 V7 | I || 6- Entrega em 19/11 Tonicização, cifragem analítica Baixe aqui o pdf para imprimir o Coral Nº 18 de Bach. Parte 2 7- 28/11 Correção da prova Entregar a prova corrigida. Solicitar auxílio de colegas, se necessário. 8- Entrega em 03/12 Acorde diminuto 09- Entrega em Entrega em 10/12 Sexta Napolitana 10- Entrega em 17/12 Mistura de modos Parte 3 11- Entrega em 07/01 Sextas aumentadas 1 Pesquisa sobre o que são, os principais tipos, usos e exemplos aplicados.

12- Entrega em 14/01 Sextas aumentadas 2 Escolher três tonalidades para cada sexta aumentada e realizar conduções com um acorde precedente e um subsequente.

13- Entrega em 21/01 Sextas aumentadas 3 Bibliografia

Stone, Kurt. 1980. Music Notation in the Twentieth Century: A Practical Guidebook. New York: W.W. Norton & Company.

Abraham, Gerald. 1979. The concise Oxford history of music. London and New York: Oxford University Press.

Adams, Ricci. s.d. Musictheory.net. Disponível em musictheory.net.

Aldwell, Edward, e Carl Schachter. 1989. Harmony and voice leading. San Diego: Harcourt Brace Jovanovich.

Bordini, Ricardo. s.d. Departamento de Composição, Literatura e Estruturação Musical. Materiais Didáticos. Disponível em http://www.clem.ufba.br/materiais-didaticos.html.

Forte, Allen. 1979. Tonal harmony in concept and practice. New York: Holt Rinehart and Winston.

Gauldin, Robert. 1997. Harmonic practice in tonal music. New York: W.W. Norton.

Grove, George, e Stanley Sadie. 1980. The New Grove dictionary of music and musicians. Editado por Stanley Sadie. London Washington, D.C.: Macmillan Publishers; Grove’s Dictionaries of Music.

Kostka, Stefan M., e Dorothy Payne. 2000a. Tonal Harmony, with an introduction to twentieth-century music. 4th. Boston: McGraw-Hill.

Kostka, Stefan M., e Dorothy Payne. 2000b. Workbook for Tonal harmony, with an introduction to twentieth-century music. Boston: McGraw-Hill College.

Michels, Ulrich. 1982. Atlas de música. Madrid: Alianza.

Motte, Diether de la. 1989. Armonia. Barcelona: Editorial Labor. Trad. Luis Romano Haces.

Palisca, Claude, ed. 2001a. Norton Anthology of Western Music. 4 ed. Volume I – Ancient to Baroque. New York and London: W.W. Norton & Company.

Palisca, Claude, ed. 2001b. Norton Anthology of Western Music. 4 ed. Volume II – Classic to Modern. New York and London: W.W. Norton & Company.

Randel, Don Michael, ed. 1986. The New Harvard Dictionary of Music. Cambridge, Mass: Belknap Press of Harvard University Press.

Riemenschneider, Albert, ed. 1941. 371 Harmonized Chorales and 69 Chorale Melodies with figured bass. New York: G. Schirmer.

Zamacois, Joaquin. 1948. Tratado de Armonia. Volume 3. Barcelona: Editorial Labor.

One thought on “LEM 2

  1. Muito boa a forma de ter acesso as oblação e matérias online fácil. E rápido pratico , o desenvolvimento desse modo maior foi um sucesso. Continuem assim gostei muito eficienciencia e locomoção parabéns !!!

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google photo

You are commenting using your Google account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s