LEM 1

Informações e Materiais para a turma 2014.1

Literatura e Estruturação Musical 1

Escola de Música da UFBa

Avaliações

Freqüência e aproveitamento 10%

Colaborações, trabalhos esporádicos, leituras e contribuições conceituais em aula 10%

Trabalhos processuais 30%

Avaliações Formais 30%

Trabalho final 20%

ATENÇÃO

Baixe os resultados:

1º Etapa

2º Etapa

Etapa final

Dúvidas podem ser remetidas guilhermebertissolo@gmail.com

Baixe aqui o livro de Kostka & Payne, na tradução de Jamary Oliveira e Hugo Leonardo Ribeiro.

Aulas e seus respectivos focos

1. 18/03

  • Introdução ao contexto do componente curricular
  • Semana de Calouros

2. 20/03

  • Semana de Calouros

3. 25/03

  • Avaliação preliminar

4. 27/03

  • Revisão de teoria elementar
  • Leitura: Kostka, Cap. 1-2

Trabalho 1:

Escolher duas tonalidades maiores (uma com armadura de bemol e outra de sustenido) e duas menores (uma com armadura de bemol e outra de sustenido) e transcrever os acordes  de três sons de cada grau, com suas respectivas inversões.

Obs: no modo menor deve-se realizar as transcrições dos acordes com e sem as alterações decorrentes das regiões (sexto e sétimo graus).

5. 01/04

  • Tríades a 4 vozes e cifras
  • Inversões (1a e 2a) e cifras
  • Leitura: Kostka, Cap. 3

Trabalho complementar

Escreva um breve resumo dos capítulos 1 a 3 do Kostka e liste suas dúvidas

6. 03/04

  • Baixos cifrados
  • Resoluções de baixos cifrados

Trabalho 2:

Realizar conduções em três tonalidades:

  • 2 encadeamentos de acordes com 2 nexos
  • 2 encadeamentos de acordes com 1 nexo
  • Escrita a 4 vozes
  • Observar as regras de condução de vozes
  • Indicar os graus e inversões

7. 08/04

  • Baixos cifrados

Trabalho 3:

Esgotar as possibilidades de condução dos baixos:

baixos-livre

Realizar os encadeamentos dos baixos, obedecendo a cifragem:

pequenos-baixos-dados

8. 10/04

  • Condução de vozes
  • Realização de um exemplo de baixo cifrado

9. 17/04

  • Aulas suspensas em decorrência da greve de policiais

10. 24/04

  • Levantamento e resolução de dúvidas sobre conteúdos desenvolvidos visando a realização da prova

Trabalho 4 – preparatório para a prova

Realize pelo menos três vezes cada um dos baixos a seguir (é permitido transpor para outras tonalidades):

exe-baixos1exe-baixos2

 

Analise o trecho a seguir do Coral 40 de J. S. Bach:

coral43

 

 

 

 

 

 

11. 28/04, 10hs

  • Consultório

12. 29/04, 10hs

  • Consultório

13. 29/04

  • Prova 1

14. 01/05

  • Feriado

15. 06/05

  • Resolução de encadeamentos com modo menor
  • Preparação e resolução de alterações e dissonâncias

16. 08/05

  • Acorde de sétima de dominante
  • Leitura: Kostka, Cap. 13

Trabalho complementar

Nova resolução da prova

17. 13/05

  • O Acorde de sensível
  • Progressão harmônica
  • Leitura: Kostka, Cap. 5 e 7

Lista de exercícios

Veja um resumo sobre os princípios gerais de realização de baixos: http://www.clem.ufba.br/queiroz/bx_cifr/geraisbaixocifrado.html

Baixe aqui o pdf sobre progressões harmônicas

Trabalho 5

Baixe aqui a lista em pdf e aqui a lista em arquivo Finale.

18. 15/05

  • Notas melódicas
  • Leitura: Koskta, Cap. 11 e 12

Baixe aqui o material sobre notas melódicas

19. 20/05

  • Resoluções de baixos dados
  • Levantamento de problemas e soluções

Trabalhos 6

Realizar novamente os mesmos baixos dados do trabalho 5, compondo pequenos excertos musicais com notas melódicas

20. 22/05

  • Introdução à resolução de cantos dados
  • Dominantes e sensíveis secundárias
  • Leitura: Kostka, Cap. 16

Trabalho complementar

Texto comentando os capítulos 5, 7, 11, 12, 13 e 16 do Kostka

21. 27/05

  • Suspensão das atividades: greve de ônibus

22. 29/05

  • Resolução de baixos dados e cantos dados
  • Levantamento de problemas e soluções

Trabalho 7

Parte 1

Realizar pequenos excertos musicais a partir dos baixos dados. Baixe aqui a lista de baixos em pdf e aqui a lista em arquivo Finale.

Esses arquivos estão na pasta LEM 1.

Parte 2

Análise do Coral 53 de J. S. Bach

coral-53

Baixe aqui o Coral 53 em formato PNG.

Esse arquivo está na pasta LEM 1.

23. 03/06

  • Realização de cantos dados

Trabalho 8

Harmonizar pelo menos duas vezes os cantos e baixos dados a seguir:

Baixe aqui a lista de baixos em pdf e aqui a lista em arquivo Finale.

24. 05/06

  • Resolução de cantos dados
  • Levantamento de problemas e soluções

Trabalho complementar

Baixe aqui a lista de cantos dados

25. 10/06, 10hs

  • Consultório

26. 10/06

  • Prova 2

Recesso Copa do Mundo de Futebol

27. 08/07

  • Resoluções de cantos e baixos dados
  • Levantamento e resolução de dúvidas sobre os conteúdos abordados

28. 10/07

  • Trabalho em grupo sobre baixos dados com dominantes secundárias

Trabalho 9 (em grupo)

Inclua uma dominante secundária em cada um dos baixos dados do trabalho 7

29. 15/07

  • Dinâmica de correção em grupo do trabalho 9

30. 17/07

  • Correção da prova
  • Resoluções de cantos dados

Trabalho 10

Realize os cantos dados da lista a partir das progressões harmônicas estudadas

Baixe aqui os cantos dados

31. 22/07

  • Exercícios visando a prova 3

Baixe aqui a lista de exercícios

32. 24/07

  • Prova 3
  • Abordagens sobre os trabalhos finais

Trabalho final

Analise a exposição do Allegro Moderato (1º Movimento) da Sonata para Piano Nº 23 de J. Haydn (duas primeiras páginas)

Baixe aqui a Sonata no IMSLP.

33. 29/07

  • Abordagens sobre os trabalhos finais

34. 31/07

  • Entrega dos trabalhos finais
  • Auto-avaliação

Bibliografia

Stone, Kurt. 1980. Music Notation in the Twentieth Century: A Practical Guidebook. New York: W.W. Norton & Company.
Abraham, Gerald. 1979. The concise Oxford history of music. London and New York: Oxford University Press.
Adams, Ricci. s.d. Musictheory.net. Disponível em musictheory.net.
Aldwell, Edward, e Carl Schachter. 1989. Harmony and voice leading. San Diego: Harcourt Brace Jovanovich.
Bordini, Ricardo. s.d. Departamento de Composição, Literatura e Estruturação Musical. Materiais Didáticos. Disponível em http://www.clem.ufba.br/materiais-didaticos.html.
Forte, Allen. 1979. Tonal harmony in concept and practice. New York: Holt Rinehart and Winston.
Gauldin, Robert. 1997. Harmonic practice in tonal music. New York: W.W. Norton.
Grove, George, e Stanley Sadie. 1980. The New Grove dictionary of music and musicians. Editado por Stanley Sadie. London Washington, D.C.: Macmillan Publishers; Grove’s Dictionaries of Music.
Kostka, Stefan M., e Dorothy Payne. 2000a. Tonal Harmony, with an introduction to twentieth-century music. 4th. Boston: McGraw-Hill.
Kostka, Stefan M., e Dorothy Payne. 2000b. Workbook for Tonal harmony, with an introduction to twentieth-century music. Boston: McGraw-Hill College.
Michels, Ulrich. 1982. Atlas de música. Madrid: Alianza.
Motte, Diether de la. 1989. Armonia. Barcelona: Editorial Labor. Trad. Luis Romano Haces.
Palisca, Claude, ed. 2001a. Norton Anthology of Western Music. 4 ed. Volume I – Ancient to Baroque. New York and London: W.W. Norton & Company.
Palisca, Claude, ed. 2001b. Norton Anthology of Western Music. 4 ed. Volume II – Classic to Modern. New York and London: W.W. Norton & Company.
Randel, Don Michael, ed. 1986. The New Harvard Dictionary of Music. Cambridge, Mass: Belknap Press of Harvard University Press.
Riemenschneider, Albert, ed. 1941. 371 Harmonized Chorales and 69 Chorale Melodies with figured bass. New York: G. Schirmer.
Zamacois, Joaquin. 1948. Tratado de Armonia. Volume 3. Barcelona: Editorial Labor.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google photo

You are commenting using your Google account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s