LEM 1

Informações e Materiais para a turma 2013.1

Literatura e Estruturação Musical 1

Escola de Música da UFBa

Avaliações

Freqüência e aproveitamento 10%

Colaborações, trabalhos esporádicos, leituras e contribuições conceituais em aula 10%

Trabalhos processuais 30%

Avaliações Formais 30%

Trabalho final 20%

Dúvidas podem ser remetidas guilhermebertissolo@gmail.com

Baixe aqui o livro de Kostka & Payne, na tradução de Jamary Oliveira e Hugo Leonardo Ribeiro.

ATENÇÃO: baixe aqui o trabalho final

ATENÇÃO: baixe aqui a lista de exercícios preparatórios para a prova 3

Baixe aqui o material sobre notas melódicas

Baixe aqui o pdf sobre progressões harmônicas

1. 14/05 

  • Introdução ao contexto do componente curricular
  • Apresentação dos estudantes

2. 16/05

  • Avaliação preliminar

3. 21/05

  • Revisão de teoria elementar 1

4. 23/05

  • Revisão de teoria elementar 2

5. 04/06

  • Tríades a 4 vozes e cifras
  • Leitura: Kostka, Cap. 1-2

Trabalho 1:

Escolher duas tonalidades maiores (uma com armadura de bemól e outra de sustenido) e duas menores (uma com armadura de bemól e outra de sustenido) e transcrever os acordes  de três sons de cada grau, com suas respectivas inversões. Obs: no modo menor deve-se realizar as transcrições dos acordes com e sem as alterações decorrentes das regiões (sexto e sétimo graus).

6. 06/06

  • Inversões (1a e 2a) e cifras
  • Leitura: Kostka, Cap. 3

7. 11/06

  • Baixos cifrados com resoluções

Trabalho 2:

Realizar conduções em três tonalidades:

  • 2 encadeamentos de acordes com 2 nexos
  • 2 encadeamentos de acordes com 1 nexo
  • Escrita a 4 vozes
  • Observar as regras de condução de vozes
  • Indicar os graus e inversões

8. 13/06

  • Encadeamentos simples e condução de vozes 1

9. 17/06 (Genos, 15hs)

  • Consultório

Trabalho 3:

Esgotar as possibilidades de condução dos baixos:

baixos-livre

Realizar os encadeamentos dos baixos, obedecendo a cifragem:

pequenos-baixos-dados

10. 18/06

  • Avaliação 1

11. 20/06

  • Feriado decretado pela UFBA

12. 25/06

  • Recesso São João

13. 27/06

  • Recesso São João

14. 04/07

  • Correção da prova

15. 05/07

  • Levantamento e resolução de dúvidas sobre conteúdos desenvolvidos e sobre a prova

16. 11/07 (aula não-presencial)

  • Resolução da prova em grupos

17. 18/07 (aula não-presencial)

  • Resolução de baixos dados (individual)

Trabalho 4

exe-baixos1 exe-baixos2

18. 23/07

  • Resolução de encadeamentos com modo menor

19. 25/07

  • Acorde de sétima da dominante

20. 30/07

  • Acorde de sétima da dominante: inversões e cifras
  • Mais questões do modo menor

Lista de exercícios

Trabalhos 5 e 6

Baixe aqui a lista em pdf e aqui a lista em arquivo Finale.

21. 01/08

  • Resoluções de baixos dados
  • Levantamento de problemas e soluções

22. 05/08 (Genos, 15hs)

  • Consultório

Trabalhos 7 e 8

Realizar novamente os mesmos baixos dados dos trabalhos 5 e 6

23. 06/08

  • Resolução de baixos dados
  • Levantamento de problemas e soluções

24. 08/08

  • Prova 2

25. 13/08 (Aula não-presencial)

  • Notas melódias
  • Leitura: Koskta, Cap. 11 e 12

Trabalho 9

Baixe aqui a lista de baixos em pdf e aqui a lista em arquivo Finale.

Realizar os baixos acrescentando notas melódicas.

26. 20/08 (Aula não-presencial)

  • Dominantes secundárias
  • Leitura: Kostka, Cap. 16
  • Trabalho em grupo sobre baixos dados com dominantes secundárias

Trabalho 10

Inclua uma dominante secundária em cada um dos baixos dados do trabalho 9.

27. 27/08

  • Dúvidas e problemas nas resoluções de encadeamentos com notas melódicas e baixos dados

28. 29/08

  • Resolução de encadeamentos com notas melódicas e baixos dados

29. 30/08 (Aula de reposição, GenosLab, 13hs)

  • Progressões de acordes
  • Realização de cantos dados

30. 02/09 (GenosLab, 15hs)

  • Consultório

31. 03/09

  • Realização de cantos dados
  • Exercícios visando a prova 3

Trabalho 11

Selecionar duas sopranos do trabalho 10 e re-harmonizar, montando os acordes, selecionando as inversões, grafando e usando as regras de condução de vozes.

32. 05/09

  • Prova 3

33. 09/09 (Genos, 15hs)

  • Tutoriais sobre os trabalhos finais

34. 10/09

  • Entrega do trabalho final
  • Auto-avaliação

Bibliografia
Stone, Kurt. 1980. Music Notation in the Twentieth Century: A Practical Guidebook. New York: W.W. Norton & Company.
Abraham, Gerald. 1979. The concise Oxford history of music. London and New York: Oxford University Press.
Adams, Ricci. s.d. Musictheory.net. Disponível em musictheory.net.
Aldwell, Edward, e Carl Schachter. 1989. Harmony and voice leading. San Diego: Harcourt Brace Jovanovich.
Bordini, Ricardo. s.d. Departamento de Composição, Literatura e Estruturação Musical. Materiais Didáticos. Disponível em http://www.clem.ufba.br/materiais-didaticos.html.
Forte, Allen. 1979. Tonal harmony in concept and practice. New York: Holt Rinehart and Winston.
Gauldin, Robert. 1997. Harmonic practice in tonal music. New York: W.W. Norton.
Grove, George, e Stanley Sadie. 1980. The New Grove dictionary of music and musicians. Editado por Stanley Sadie. London Washington, D.C.: Macmillan Publishers; Grove’s Dictionaries of Music.
Kostka, Stefan M., e Dorothy Payne. 2000a. Tonal Harmony, with an introduction to twentieth-century music. 4th. Boston: McGraw-Hill.
Kostka, Stefan M., e Dorothy Payne. 2000b. Workbook for Tonal harmony, with an introduction to twentieth-century music. Boston: McGraw-Hill College.
Michels, Ulrich. 1982. Atlas de música. Madrid: Alianza.
Motte, Diether de la. 1989. Armonia. Barcelona: Editorial Labor. Trad. Luis Romano Haces.
Palisca, Claude, ed. 2001a. Norton Anthology of Western Music. 4 ed. Volume I – Ancient to Baroque. New York and London: W.W. Norton & Company.
Palisca, Claude, ed. 2001b. Norton Anthology of Western Music. 4 ed. Volume II – Classic to Modern. New York and London: W.W. Norton & Company.
Randel, Don Michael, ed. 1986. The New Harvard Dictionary of Music. Cambridge, Mass: Belknap Press of Harvard University Press.
Riemenschneider, Albert, ed. 1941. 371 Harmonized Chorales and 69 Chorale Melodies with figured bass. New York: G. Schirmer.
Zamacois, Joaquin. 1948. Tratado de Armonia. Volume 3. Barcelona: Editorial Labor.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google photo

You are commenting using your Google account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s