Improvisação Experimental

Informações e Materiais para a turma 2013.2

Improvisação Experimental

Escola de Música da UFBa

Avaliações

Freqüência e aproveitamento 10%

Colaborações em aula (principalmente tocando) e trabalhos esporádicos 25%

Leituras e contribuições conceituais em aula 10%

Propostas processuais de improvisação 25%

Propostas finais de improvisação 15%

Trabalho final 15%

Dúvidas podem ser remetidas guilhermebertissolo@gmail.com

ATENÇÃO

Baixe aqui a tabela com os resultados.

Baixe aqui os arquivos das gravações das propostas.

Aulas e seus respectivos focos

1. 09/10

  • Introdução ao contexto do componente curricular
  • Improvisação em que sentido? Experimental em que sentido?
  • Audição e crítica a quatro exemplos: improvisatórios na audição ou não?

2. 16/10

  • Exercício de improvisação em grupo: montar uma proposta em 30min
  • Gravação da proposta e discussão sobre os resultados
  • Como assim improvisação: improvisar o que? (recursos)

Trabalho 1: trabalho coletivo de improvisação

3. 23/10

  • Participação no ACTA e no SEMEX
  • Não haverá aula presencial

Trabalho 2

Leia o texto: http://anppom.com.br/congressos/index.php/ANPPOM2013/Escritos2013/paper/view/2030

Escreva um pequeno texto com uma reflexão sobre improvação, tendo como subsídio o artigo e três exemplos escolhidos por você. Mencione no texto e envie por email três links com peças escolhidas como exemplo.

4. 30/10

  • Recursos de improvisação em alturas
  • Estratégias de notação para improvisação com alturas
  • Propostas dos estudantes
  • Exercícios dirigidos de improvisação

Trabalho 3: propostas de improvisação em alturas

5. 06/11

  • Recursos de improvisação em ritmo/métrica
  • Estratégias de notação para improvisação em ritmo/métrica
  • Propostas dos estudantes
  • Exercícios dirigidos de improvisação

Trabalho 4: propostas de improvisação em ritmo/métrica

6. 13/11

Aulas suspensas por decisão da direção em luto à morte de Piero Bastianelli

7. 20/11

  • Recursos de improvisação em dinâmicas
  • Estratégias de notação para improvisação com dinâmicas
  • Propostas dos estudantes
  • Exercícios dirigidos de improvisação

Trabalho 5: propostas de improvisação em dinâmicas

8. 27/11

  • Recursos de improvisação com timbre
  • Estratégias de notação para improvisação com timbre
  • Propostas dos estudantes

Trabalho 6: propostas de improvisação em timbre

  • Sobre o contexto histórico, teórico e filosófico da improvisação 2

Trabalho 7: texto realizando reflexão sobre aspectos teóricos e filosóficos da improvisação.

Texto para leitura prévia: http://anppom.com.br/congressos/index.php/ANPPOM2013/Escritos2013/paper/view/2357

9. 04/12

  • Recursos de improvisação com texturas

Trabalho 8: propostas de improvisação em texturas

10. 11/12

  • Recursos de improvisação em forma musical

Trabalho 9: propostas de improvisação em forma musical

11. 18/12

  • Combinatorialidade
  • Sobre o espaço, gestos para improvisações guiadas

Trabalho 10: propostas livres de improvisação explorando aspectos previamente desenvolvidos

Recesso

12. 08/01

  • Discussão sobre os resultados atingidos e sobre as diversas implicações da improvisação experimental
  • Propostas preliminares de improvisações dos estudantes

13. 15/01

  • Montagem das propostas dos estudantes
  • Comentários e possíveis desenvolvimentos de cada proposta
  • Entrega de uma versão preliminar

14. 22/01

  • Abordagens sobre as propostas dos estudantes
  • Entrega parcial da proposta de improvisação

15. Marcar

  • Consultas individuais sobre as propostas dos estudantes

16. 29/01

  • Gravação das propostas dos estudantes

17. 05/02 (as entregas podem ser feitas via email)

  • Entrega das versões finais das propostas de improvisação
  • Entrega do trabalho final
  • Auto-avaliação

Algumas obras para ouvir:

Projection IV de Morton Feldman

Klavierstücke XI de Stockhausen

Gismonti e Naná Vasconcelos

Impressions de John Coltrane

Dois Mapas para Walter Smeták

Mapa 1

Mapa 2

Free Improvisation (com reactable), Sergi Jordà e Marcos Alonso

Improvisations on a Concerto Generator, Laurie Spiegel

Prozession, de Karlhainz Stockhausen

Forro Brasil, de Dominguinhos e Hermeto Pascoal

Fátima, de Hermeto Pascoal

Música da Lagoa, de Hermeto Pascoal

Composed Improvisations, de John Cage

The Chicken, de Jaco Pastorius

RITO TRIBAL, de Moccobello Attias Blonde Electroacoustic Ensamble

Tangos del arco Bajo, de Vicente Amigo

Yesterday, dos Beatles, em versão de Victor Wooten

Carinhoso, de Pixinguinha, na versão de Yamandú Costa

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google photo

You are commenting using your Google account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s