História da Música I

Informações e Materiais para a turma 2012.12

História da Música I

Música da Escola de Música da UFBA

Avaliações

Colaborações, leituras, freqüência e aproveitamento 10%

 Trabalhos semanais 30%

Avaliações formais 30%

Apresentação sobre o trabalho final 10%

Trabalho final 20%

Livro-base: Grout, Donald J. e Palisca, Claude V. HISTÓRIA DA MÚSICA OCIDENTAL. Tradução de Ana Luísa Faria. Lisboa: Gradiva, 1994.

Baixe o Grout aqui.

Dúvidas podem ser remetidas a guilhermebertissolo@gmail.com

Aulas e seus respectivos focos

1. 21/11

  • Que história é essa? Uma introdução ao contexto do componente e à história
  • Um panorama sobre o curso
  • Breves considerações sobre a origem da música

2. 28/11

  • A Grécia Antiga e seus períodos Arcaico, Clássico e Helênico. A Escultura, Arquitetura e Tragédia Gregas. O pensamento grego e as relações da música com a filosofia. A corda pitagórica. A poética em Aristóteles.
  • Uma pequena introdução à teoria musical grega. Os tetracordes e os Modos Gregos
  • Considerações sobre os instrumentos
  • Leitura: Grout, p. 15-33

Não haverá aula no dia 05/12

3. 12/12

  • Influências importantes à música européia medieval: a música judaica e a música árabe
  • Monodia cristã
  • O canto litúrgico e suas tradições
  • Os cantos Ambrosiano, Galicano, Mozárabe, Gregoriano, Bizantino
  • Leitura: Grout, p. 34-49

Recesso de final de ano: Não haverá aula no dia 19/12, 26/12 e 02/01/13

4. 09/01/13

  • A Missa e o drama litúrgico
  • Adição ao canto tradicional (tropos e sequências)
  • Considerações sobre notação (neumas e notação mensural) e registro
  • Leitura: Grout, p. 50-83

5. 16/01/13

  • Monodia profana 1
  • A origem, o texto em latim e o texto em vernáculo
  • Os jograis
  • Principais representantes da monodia (trovadores, troveiros, minnesingers)
  • Tipos de canção e a influência literária
  • Considerações sobre os instrumentos
  • Leitura: Grout, p. 83-95

6. 23/01/13

  • Origem da polifonia (até 1325): gymel, diafonia, organum livre e melismático
  • Ars Antiga e a Escola de Notre Dame (Leonin e Perotin)
  • Formas (conductus e motete) e técnicas (modos rítmicos, stimmtausch, hoquet)
  • Leitura: Grout, p. 96-128
7. 29/01/2013
  • Consultório 1: Biblioteca, horário a combinar

8. 30/01/13

  • Prova 1

9. 06/02/13

  • Correção da prova
  • O Ritmo na Idade Média até o Renascimento
  • O Tactus
  • O sistema métrico e o sistema mensural
  • Música ficta
  • Leitura: Grout, p. 151-160

Recesso carnaval: não haverá aula no dia 13/02/13

10. 20/02/13

  • Ars Nova: as inovações (isoperiodicidade, isorritmia, a canção polifônica)
  • Características da polifonia
  • Formas (missa polifônica, madrigal, caccia, ballata, motete, chanson, rondeau, virelai, ballade)
  • Técnicas composicionais (isorritmia, cânone, contratenor)
  • Considerações sobre os instrumentos
  • Leitura: Grout, p. 130-151

11. 27/02/13

  • Ars Nova francesa, italiana, inglesa e seus principais acontecimentos
  • Considerações sobre os instrumentos
  • Compositores: Vitry, Machaut, Bologna, Cascia, Rimini, Landini, Cuvelier, Solage, Cesaris, Caserta
  • Leitura: Grout, p. 130-151

12. 06/03/13

  • Escola de Borgonha: situação geográfica e política
  • Compositores: Dunstable, Binchois, Dufay
  • Formas: missa cíclica, chanson, peças litúrgicas
  • Técnicas composicionais: configuração rítmica, melódica, falsobordão
  • Leitura: Grout, p. 161-182

13. 20/03/13

  • Apresentações dos trabalhos finais 1

14. 27/03/13

  • Apresentações dos trabalhos finais 2
  • Auto-avaliação

15. 02/04/13

  • Consultório: Genos, 8-10hs

16. 03/04/13

  • Prova 2
  • Entrega dos trabalhos finais (versão final)
  • Avaliação e debate sobre os resultados do curso

Trabalhos processuais

  1. Para 28/11: “Falar sobre história da música é falar sobre a criação musical (tendências criadoras) ao longo do tempo”. Comentar criticamente essa assertiva de Bruno Kiefer, relacionando com os conceitos levantados em aula sobre a História e Origens da Música.
  2. Para 05/12 (por email): Um texto abordando um dos aspectos da teoria musical grega
  3. Para 12/12: Comentar brevemente uma das tradições do canto litúrgico da monodia cristã
  4. Para 09/01: As origens da notação musical
  5. Para 16/01: Jograis — uma introdução
  6. Para 23/01: O advento da polifonia: aprofundar um aspecto
  7. Para 30/01: Uma abordagem sobre os instrumentos, desde a antiguidade até o século XIV
  8. Para 06/02/13: Uma rápida relação entre o ritmo na idade média e o que conhecemos por ritmo hoje

Trabalhos semanais a partir de 06/02 são etapas preliminares do trabalho final e dos seminários. Serão ao todo 7 etapas.

O tema para o trabalho final é pessoal e deve cobrir um dos tópicos sugeridos em aula.

Bibliografia geral (atualizada constantemente)

Burkholder, J. Peter e Claude V. Palisca. NORTON ANTHOLOGY OF WESTERN MUSIC. 5th edition. 2 vols. 2005. [Edições anteriores também podem ser utilizadas.
Candé, Roland de. HISTÓRIA UNIVERSAL DA MÚSICA. 2 vols. Tradução de Eduardo Brandão. São Paulo: Martins Fontes, 1994.
Costa, Clarissa L. da. UMA BREVE HISTÓRIA DA MÚSICA OCIDENTAL. São Paulo: Ars Poetica, 1992.
Dufourcq, Norbert. PEQUENA HISTÓRIA DA MÚSICA. Tradução de Maria Bárbara Palla e Carmo, e Carlos Aboím de Brito. Lisboa: Edições 70, 1994.
Grout, Donald J. e Palisca, Claude V. HISTÓRIA DA MÚSICA OCIDENTAL. Tradução de Ana Luísa Faria. Lisboa: Gradiva, 1994.
Lovelock, William. HISTÓRIA CONCISA DA MÚSICA. Tradução de Álvaro Cabral. São Paulo: Martins Fontes Editora, 1987.
Loyn, Henry R., org. DICIONÁRIO DA IDADE MÉDIA. Tradução de Álvaro Cabral. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 1992.
Massin, Jean e Massin, Brigitte. HISTÓRIA DA MÚSICA OCIDENTAL. Tradução de Ângela Ramalho Viana, Barlos Sussekind e Maria Teresa Resende Costa. Rio de Janeiro: Editora Nova Fronteira, 1997.
Michels, Ulrich. ATLAS DE MÚSICA I e II. Tradução de León Mames. Madrid: Alianza Editorial, 1982.
Robertson, Alec e Dennis Stevens. HISTÓRIA GENERAL DE LA MÚSICA. Tradução Aníbal Froufe. 3 vols. Madrid: Ediciones Istmo, 1985.
Missa de Notre Dame, de Machaut
Quam pulcra es, de Dunstable
Vídeo sobre Instrumentos Musicais Medievais

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google photo

You are commenting using your Google account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s