Composição VIII

Informações e Materiais para a turma 2013.2

Composição VIII

Avaliações

Freqüência e aproveitamento 10%

Colaborações, análises, leituras e exercícios 20%

Trabalhos 50%

Composição Final 20%

Dúvidas podem ser remetidas guilhermebertissolo@gmail.com

Propostas de atividades:

1º Etapa

Até 19/12

  • Elaboração de exercícios dirigidos de composição, sem a apresentação de obras
  • Participação ativa nos ensaios da Orquestra de Violões
  • Revisões das obras com bases nos comentários e resultados dos ensaios
  • Produção e organização do concerto, com elaboração de material para programas, releases, divulgação
  • Apresentação e gravação das obras em concerto (19 de dezembro)
  • Elaboração de textos sobre as obras, para disponibilização das partituras e gravações online

2º Etapa

A partir de 19/12

  • Elaboração de novas obras para quarteto de cordas

Aulas e seus respectivos focos

1. 09/10

  • Introdução ao contexto do componente curricular
  • Abordagens sobre as obras finais de Composição VII
  • Discussão sobre as propostas de atividades

2. 11/10 (Atividade extra)

  • Participação do ensaio com a Orquestra de Violões

3. 16/10

  • Ciclos em Composição
    • Sobre o conceito de ciclo
    • Exemplos de ciclo em composição
    • Audição de exemplos
    • Leitura e discussão sobre o conteúdo do blog http://semcompciclo.wordpress.com/
    • Exercício dirigido: composição de um experimento com uma série finita de passos, transformados, que se reiteram pelo menos três vezes, gerando três diferentes resultados

4. 23/10

  • Participação na ACTA e no SEMEX
  • Trabalho enviado por email:

5. 30/10

  • Ciclos em Composição
    • Audição dos exercícios dirigidos
    • Discussão sobre os resultados e possíveis desenvolvimentos
  • Linearidade e direcionalidade
    • Sobre a ideia de linearidade
    • Metas musicais
    • A noção de gesto
    • Audições de exemplos musicais
    • Exercício dirigido: composição de um experimento musical que tenha um design claro no ponto de partida, que tenha o claro estabelecimento de um alvo e uma trajetória direcional/linear clara. Tratamento linear do tempo musical.

6. 06/11

  • Apreciação dos desenvolvimentos dos exercícios dirigidos
  • Linearidade e direcionalidade
    • Audição dos exercícios dirigidos
    • Discussão sobre os resultados e possíveis desenvolvimentos

Não houve aulas no dia 13/11 por conta do luto oficial da Escola de Música pela morte de Piero Bastianelli

7. 20/11

  • Apreciação dos desenvolvimentos dos exercícios dirigidos
  • Não-linearidade, textura como determinante da forma, estaticidade
    • Sobre a ideia de não-linearidade
    • Música não-direcional
    • Estratégias de composição textural
    • Audições de exemplos musicais
    • Exercício dirigido: composição de um experimento musical estático, onde a percepção da textura esteja embaralhada e o tratamento do tempo musical seja não-linear (e não direcional).

8. 27/11

  • Não-linearidade, textura como determinante da forma, estaticidade
    • Audição dos exercícios dirigidos
    • Discussão sobre os resultados e possíveis desenvolvimentos
  • Expectativa em música
    • Sobre o movimento da expectativa no fluxo musical
    • Estratégias para composição com previsibilidade e surpresa
    • Audições de exemplos musicais

9. 04/12

  • Apresentação dos excertos de obras do portal compositoresbahia.wordpress.com e do canal “Compositores da Bahia” (Youtube) selecionados pelos estudantes, que apresentam as noções de ciclo, linearidade e não-linearidade (três excertos para cada noção)
  • Apreciação dos desenvolvimentos dos exercícios dirigidos
  • Discussão sobre os capítulos “A imagem de tempo” e “A matriz musical”, de S. Langer
  • Expectativa em música
    • Abordagens sobre a expectativa em música
    • Outras estratégias para composição com previsibilidade e surpresa
    • Audições de exemplos musicais
    • Exercício dirigido: composição de um experimento musical que lide com a expectativa, visando à ocorrência de surpresa

10. 11/12

  • Apreciação dos exercícios dirigidos
  • Expectativa em música
    • Audição dos exercícios dirigidos
    • Discussão sobre os resultados e possíveis desenvolvimentos
  • Elaboração de materiais para o concerto com a Orquestra de Violões

11. 18/12

  • Apreciação dos desenvolvimentos dos exercícios dirigidos
  • Finalização dos materiais para o concerto com a Orquestra de Violões
  • Considerações sobre a atividade com a Orquestra de Violões

12. 19/12 (18hs)

  • Concerto com Orquestra de Violões

Essa aula também inclui as atividades ligadas à montagem das obras, com ensaios com os solistas, reuniões com os regentes e ensaios com a Orquestra

13. 08/01

  • Audição das gravações das obras do concerto da Orquestra de Violões
  • Sobre os projetos individuais de composição para Quarteto de Cordas
  • Discussão sobre tópicos relacionados ao compor apresentados nos artigos escolhidos pelos estudantes
  • Discussão sobre Langer baseada em pequenos textos de resenha sobre os capítulos

14. 15/01

  • Abordagens sobre os projetos de composição

15. 22/01

  • Abordagens sobre os projetos de composição
  • Apresentações dos compositores escolhidos pelos estudantes

16. 29/01 (aula normal, mesmo com o vestibular)

  • Abordagens sobre os projetos de composição: Quartetos de Cordas
  • Visita dos músicos para leituras e apontamentos sobre as obras (confirmar)

17. 05/02

  • Abordagens sobre os projetos de composição: Quartetos de Cordas
  • Levantamento de problemas e sugestões de desenvolvimento das obras propostas

18. 12/02

  • Entrega das versões finais das obras
  • Auto-avaliação
  • Discussão sobre os resultados atingidos

Alguns links úteis:

Flauta: http://www.sfz.se/flutetech/index.htm,
http://www.matthias-ziegler.ch/english/klangwelten/index.html,
http://www.johnmcmurtery.com/index.php?option=com_content&view=section&id=1&Itemid=8,
http://www.artes.ufpr.br/musica/mestrado/dissertacoes/2009/Valentina.pdf

Oboé: http://www.21stcenturyoboe.com/

Clarinete: http://www.clarinet-multiphonics.org/index.html,
http://userpages.umbc.edu/~emrich/clarinet21.html

Fagote: http://www.leslieross.net/multiphonics.html

Sax e flauta: http://www.jayeaston.com/Composers/sax_techniques.html

Trompa: http://bnelsonmusic.wordpress.com/2012/04/09/extended-compositon-techniques-for-the-horn/

Trompete: http://udini.proquest.com/view/extended-techniques-in-trumpet-pqid:1874830651/

Trombone: http://www.carnyxscotland.co.uk/projects?title=Extended%20Trombone

Tuba: http://www.philharmonia.co.uk/explore/instruments/tuba

Violino: http://extendedtechniques.com/

Viola: http://www.garthknox.org/viola-spaces.htm,
http://www.contemporaryviola.com/articles/paulgroh04.htm

Violoncelo: http://www.moderncellotechniques.com/,
http://www.lunanova.org/CelloET/index.html,
http://violoncelloxxi.wordpress.com/

Contrabaixo: http://udspace.udel.edu/bitstream/handle/19716/5505/Daino,%20Eric.pdf?sequence=1

Harpa: http://jpharp.com/composition.html

Instrumentos da orquestra: http://www.vsl.co.at/en/70/149/150/46.vsl,
http://andrewhugill.com/manuals/,
http://www.michaeljevans.net/links1.html

Violão: http://www.rafaelandia.com/8pageaccueil.htm

Piano: http://www.lunanova.org/PianoET/index.html

Diversos instrumentos: http://extendedtechniques.com/

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google photo

You are commenting using your Google account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s