Composição IX

Informações e Materiais para a turma 2014.1

Composição IX

Avaliações

Freqüência e aproveitamento 10%

Colaborações, análises, leituras e exercícios 20%

Trabalhos 50%

Composição Final 20%

Dúvidas podem ser remetidas guilhermebertissolo@gmail.com

Aulas e seus respectivos focos

1. 19/03

  • Introdução ao contexto do componente curricular
  • Abordagens sobre as obras finais de Composição VIII
  • Discussão sobre as propostas de atividades

2. 26/03

  • Abordagens sobre os projetos de composição final dos estudantes
  • Discussão sobre prazos e formato de entrega e apresentação dos trabalhos
  • Sobre o texto e sua relação com a música

3. 02/04

  • Abordagens sobre os materiais e trechos dos estudantes
  • A combinação da voz com instrumentos orquestrais: uma abordagem pelo viés da exploração tímbrica
  • Abordagens sobre os projetos de composição final dos estudantes

Audição e análise: Aventures, de György Ligeti (http://en.wikipedia.org/wiki/Gy%C3%B6rgy_Ligeti)

4. 09/04

  • Abordagens sobre a articulação entre forma e materiais
  • Audições e debates sobre os trabalhos de composição dos estudantes
  • Composição musical e cognição: memória, semântica cognitiva e esquemas baseados na experiência
  • A combinação da voz com instrumentos orquestrais: coro e orquestra

Audição e análise: Sinfonia dos Salmos, de Igor Stravinsky (http://en.wikipedia.org/wiki/Igor_Stravinsky)

5. 23/04

  • Seminário de Composição com Luca Belcastro
  • Trazer obras já compostas, preferencialmente com gravações, para discussão

6. 30/04

  • Audição e discussão sobre as obras: apresentação de pelo menos 2 minutos de composição (cada estudante)
  • A combinação da voz com instrumentos orquestrais: orquestra, coro e solistas em um projeto de larga escala

Audição e análise: Nixon in China (http://en.wikipedia.org/wiki/Nixon_in_China_(opera)), de John Adams (http://en.wikipedia.org/wiki/John_Adams_(composer))

7. 07/05

  • Audição e discussão sobre as obras: apresentação de pelo menos 4 minutos de composição (cada estudante)
  • A combinação da voz com instrumentos orquestrais: orquestra, coro e solistas em um projeto de larga escala

Audição e análise: obras dos compositores de Composição X, da turma 2013.2.

8. 14/05

  • Audição e discussão sobre as obras: apresentação de pelo menos 6 minutos de composição (cada estudante)

Audição e análise: Avis de Tempête (Excerto), de Georges Aperghis (http://en.wikipedia.org/wiki/Georges_Aperghis)

9. Encontros individuais: projetos de composição

10. 21/05

  • Audição e discussão sobre as obras: apresentação de pelo menos 8 minutos de composição (cada estudante)

11. 28/05

  • Paralisação das atividades – greve de transportes

12. 04/06

  • Audição e discussão sobre as obras: apresentação de pelo menos 10 minutos de composição (cada estudante)
  • Discussões sobre neurociência da música e cognição musical

13. 11/06

  • Audição e discussão sobre as obras: apresentação de pelo menos 12 minutos de composição (cada estudante)
  • Auto-avaliação

Recesso Copa do Mundo de Futebol

14. Consultas individuais durante o recesso

15. 09/07

  • Entrega da parte do coro e do esboço da obra
  • Discussões sobre os resultados atingidos e possíveis aprimoramentos em cada projeto

16. 16/07

  • Audição das obras
  • Levantamento de dúvidas e possibilidades de aprimoramento
  • Discussão sobre os trabalhos apresentados

17. 23/07

  • Audição das obras
  • Levantamento de dúvidas e possibilidades de aprimoramento
  • Uma primeira abordagem sobre os projetos de Composição X

18. 30/07

  • Entrega das versões preliminares das obras
  • Levantamento de dúvidas e possibilidades de aprimoramento
  • Discussões sobre os projetos de Composição X
  • Auto-avaliação

Alguns links úteis:

Flauta: http://www.sfz.se/flutetech/index.htm,
http://www.matthias-ziegler.ch/english/klangwelten/index.html,
http://www.johnmcmurtery.com/index.php?option=com_content&view=section&id=1&Itemid=8,
http://www.artes.ufpr.br/musica/mestrado/dissertacoes/2009/Valentina.pdf

Oboé: http://www.21stcenturyoboe.com/

Clarinete: http://www.clarinet-multiphonics.org/index.html,
http://userpages.umbc.edu/~emrich/clarinet21.html

Fagote: http://www.leslieross.net/multiphonics.html

Sax e flauta: http://www.jayeaston.com/Composers/sax_techniques.html

Trompa: http://bnelsonmusic.wordpress.com/2012/04/09/extended-compositon-techniques-for-the-horn/

Trompete: http://udini.proquest.com/view/extended-techniques-in-trumpet-pqid:1874830651/

Trombone: http://www.carnyxscotland.co.uk/projects?title=Extended%20Trombone

Tuba: http://www.philharmonia.co.uk/explore/instruments/tuba

Violino: http://extendedtechniques.com/

Viola: http://www.garthknox.org/viola-spaces.htm,
http://www.contemporaryviola.com/articles/paulgroh04.htm

Violoncelo: http://www.moderncellotechniques.com/,
http://www.lunanova.org/CelloET/index.html,
http://violoncelloxxi.wordpress.com/

Contrabaixo: http://udspace.udel.edu/bitstream/handle/19716/5505/Daino,%20Eric.pdf?sequence=1

Harpa: http://jpharp.com/composition.html

Instrumentos da orquestra: http://www.vsl.co.at/en/70/149/150/46.vsl,
http://andrewhugill.com/manuals/,
http://www.michaeljevans.net/links1.html

Violão: http://www.rafaelandia.com/8pageaccueil.htm

Piano: http://www.lunanova.org/PianoET/index.html

Diversos instrumentos: http://extendedtechniques.com/

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google photo

You are commenting using your Google account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s