Composição 4

Informações e Materiais para a turma 2017.2

Composição 4

Escola de Música da UFBA

Avaliações

Colaborações, leituras, freqüência e aproveitamento 10%

Trabalhos semanais 40%

Seminário 10%

Composições e diários 40%

Dúvidas podem ser remetidas a guilhermebertissolo@gmail.com

Atenção: os trabalhos são referidos sempre nas datas de entrega

Aulas e seus respectivos focos

1. 02/10

  • Introdução ao componente
  • Apresentação das obras para Quinteto de Madeiras
  • Comentários sobre os trabalhos finais de Composição 3
  • Sobre processo composicional

2. 09/10

  • Sobre processo composicional
  • Abordagens sobre materiais e processos composicionais

Trabalho 1: compor uma miniatura seguindo um planejamento rigoroso, com estrutura e materiais previamente determinados em aula

3. 16/10

  • Ensaio geral com o quarteto de cordas para apresentação no Congresso da UFBA

Trabalho 2: com uma reflexão sobre o processo composicional, refletindo sua atitude e possibilidades de desdobramento

4. 20/10 (sexta-feira, 14h)

  • Sobre o processo (livros “Notas, Atos, Gestos”, e “Problemas da Estética”)
  • Comentários sobre os trabalhos

Trabalho 3: compor uma miniatura para instrumento solo com variação progressiva, a partir de um gesto pré-determinado em aula

5. 23/10

  • Sobre o capítulo 2, Problemas da Estética
  • Sobre bottom-up

Trabalho 4: desdobramento do trabalho 3, analisando o material e ouvindo a Sequenza IXa, de L. Berio

6. 27/10 (sexta-feira, 15h)

  • Processos e escolhas em compositores/as: audição de obras e discussão sobre os possíveis desdobramentos
  • Estudantes 1, 2, 3 e 4

Trabalho 5: compor uma miniatura seguindo um planejamento rigoroso, com estrutura e materiais previamente apresentados na aula anterior

7. 06/11
  • Processos e escolhas em compositores/as: audição de obras e discussão sobre os possíveis desdobramentos
  • Estudante 5, 6 e 7

Trabalho 6: compor uma miniatura para instrumento solo com variação progressiva, a partir de um gesto apresentado na aula anterior

8. 10/11 (sexta-feira, 14h)

  • Processos e escolhas em compositores/as: audição de obras e discussão sobre os possíveis desdobramentos
  • Sobre os trabalhos

Trabalho 7: Entrega do projeto de composição do semestre (pré composição e forma) – peças para Orquestra de Cordas

9. 24/11 (sexta-feira, 14h)

  • Seminários sobre processo composicional, materiais e técnicas: teses e dissertações do PPGMUS 1

10. 27/11

  • Seminários sobre processo composicional, materiais e técnicas: teses e dissertações do PPGMUS 2
  • Audições de peças para orquestra de cordas:

Requiem (1957) – Toru Takemitsu – https://youtu.be/nGgrEqYja9M
Threnody to the Victims of Hiroshima
(1960) – Krzysztof Penderecki – https://youtu.be/abv0YNm8FeY

Bachianas Brasileiras N 9 (1945) – H. Villa-Lobos – https://youtu.be/G3Mj6HBbvXM

Aroura (1971) – I. Xenakis – https://youtu.be/6HmpDpZWLCw

Fantasia for Strings (1966) – Hans Werner Henze – https://youtu.be/IC5L2e9I_Pk

Ramifications (1968-69) –  György Ligeti – https://youtu.be/rXbr1nyMFUc

Adagio for Strings (1936) – Samuel Barber = https://www.youtube.com/watch?v=_NEAe0XZBRA

Whispers Out of Time (1984) – Roger Reynolds – https://youtu.be/-qkTszp8C5E

Double (Grido II) (2004) – Helmut Lachenmann

11. 04/12

Àwogbé (2010) – Paulo Cesar Santana – https://www.youtube.com/watch?v=-vu9e5Hukek

Pithoprakta (1955-6) – Iannis Xenakis – https://www.youtube.com/watch?v=nvH2KYYJg-o

12.  11/12

  • Sobre as composições finais

13 e 14.  Aulas tutoriais (datas e horários a combinar)

15. 18/12

  • Sobre as composições finais

16. 22/01

  • Entrega da versão preliminar da composição final

17. 19/02 (e-mail, até as 18h)

  • Entrega dos trabalhos finais (partituras e diários)
  • Auto-avaliação

Alguns links úteis:

Flauta:
http://www.matthias-ziegler.ch/english/klangwelten/index.html,
http://www.johnmcmurtery.com
http://www.artes.ufpr.br/musica/mestrado/dissertacoes/2009/Valentina.pdf

Flute Colors – Extended techniques for flute

Oboé: http://www.21stcenturyoboe.com/

Clarinete: http://www.clarinet-multiphonics.org/index.html,
http://userpages.umbc.edu/~emrich/clarinet21.html

Fagote: http://www.leslieross.net/multiphonics.html

Sax e flauta: http://www.jayeaston.com/Composers/sax_techniques.html

Trompa: http://bnelsonmusic.wordpress.com/2012/04/09/extended-compositon-techniques-for-the-horn/

Trompete: http://udini.proquest.com/view/extended-techniques-in-trumpet-pqid:1874830651/

Trombone: http://www.carnyxscotland.co.uk/projects?title=Extended%20Trombone

Tuba: http://www.philharmonia.co.uk/explore/instruments/tuba

Violino: http://extendedtechniques.com/

Viola: http://www.garthknox.org/viola-spaces.htm,
http://www.contemporaryviola.com/articles/paulgroh04.htm

Violoncelo: http://www.moderncellotechniques.com/,
http://www.lunanova.org/CelloET/index.html,
http://violoncelloxxi.wordpress.com/

Contrabaixo: http://udspace.udel.edu/bitstream/handle/19716/5505/Daino,%20Eric.pdf?sequence=1

Harpa: http://jpharp.com/composition.html

Instrumentos da orquestra: http://www.vsl.co.at/en/70/149/150/46.vsl,
http://andrewhugill.com/manuals/,
http://www.michaeljevans.net/links1.html

Violão: http://www.rafaelandia.com/8pageaccueil.htm

Piano: http://www.lunanova.org/PianoET/index.html

Diversos instrumentos: http://extendedtechniques.com/