Composição 3

Informações e Materiais para a turma 2022.1
Universidade Federal da Bahia
Escola de Música

Avaliações

Colaborações, leituras, freqüência e aproveitamento 10%
Trabalhos semanais e seminários: 50%
Trabalho final: 40%

Dúvidas podem ser remetidas a guilhermebertissolo@guilhermebertissolo

1. 09/04

  • Acolhimento
  • Mesa Semana de Acolhimento

2. 16/03

  • Apresentação dos docentes e introdução ao curso
  • Apresentação dos alunos (Experiência com música e jogos eletrônicos)
  • Sobre a tese de doutorado – Tharcísio Vaz
  • Apresentação da Proposta de Trabalho para os alunos 
  • Introdução à Composição Musical para Games

PDF da apresentação da aula

3. 23/03

  • Introdução ao Mercado Game Audio
  • Ferramentas (Equipamentos e Softwares) para Produção de Áudio para Games

PDF da aparesentação da aula

Trabalho 1: Selecionar dois jogos e relatar suas impressões sobre a música (suas funções e de que forma acredita impactar na experiência do jogador)

4. 30/03

  • Breve Panorama Histórico da Música para Games

PDF da aparesentação da aula

Trabalho 2: Experimento composicional em Tracker 

5. 06/04

  • Music Design
  • Instruções Avaliação 1: Seminários Análise Composição para Games e escolha de jogo para análise

Trabalho 3: Assistir trecho de longplay do jogo Hyper Light Drifter e palestra sobre criação da música/SFX do jogo e escrever uma página sobre suas impressões

6. 13/04  

  • Conceitos de Cognição Musical e Imersão nos jogos eletrônicos 
  • Funções da Música Audiovisual (Cinema e Games)
  • Música e Emoção
  • Apresentação sobre o andamento das análises e dúvidas

Trabalho 4: Assistir a um Gameplay sem áudio (pré-selecionado) e compor trecho (entrega assíncrona e apresentação aula

7. 20/04 

  • Metodologias de Análise Musical para Games
  • Apresentação sobre o andamento das análises e dúvidas

Trabalho 5: Re-entrega do trabalho 4, após as considerações da aula 6

8. 27/04

  • Discussão sobre as análises dos estudantes

Trabalho 6: Apresentação prévia da análise

9. 04/05

  • Avaliação 1: Seminários Análise Composição para Games (Music Design)

10. 11/05 

  • Processos criativos em composição musical para Games (etapas, abordagens, exemplos aleatorização middleware etc)
  • Discussão sobre os trabalhos finais

Trabalho 7: trecho do trabalho final

11. 18/05

  • Produção musical em Digital Audio Workstation: Visão geral e exemplo BandLab, Cakewalk e Reaper (import video e composição)
  • Acompanhamento composições

Trabalho 8: trecho do trabalho final

12. 25/05

  • Visão geral do middleware FMOD Studio
  • Demonstração de Processos Composicionais no FMOD Studio 
  • Acompanhamento composições

Trabalho 9: preparar composição para entrega final com partitura + áudio exportado no formato/trechos para implementação 

13. 01/06 

  • Integração das composições no middleware FMOD Studio
  • Acompanhamento composições

Trabalho 10: trecho do trabalho final

14.  08/06 

  • Integração das composições no middleware FMOD Studio
  • Acompanhamento composições

Trabalho 11: trecho do trabalho final

15. 15/06

  • Visão geral da game engine Unity 3D
  • Implementação das composições na game engine Unity 3D (Integração FMOD/Unity)

Trabalho 12: preliminar do trabalho final

16. 29/06

  • User Experience (UX) e Neurociência aplicada aos jogos digitais 
  • Metodologias de playtest (critérios, aparelhos de medição e relação com conceitos de imersão) 
  • Avaliação 2: Seminário Processos Criativos: Apresentação das Composições e Gameplay

17. 06/07

  • Entrega dos trabalhos finais
  • Encerramento da disciplina

*A ser agendado em 2022.2

  • Playtest 1 BCI com jogadores compositores da EMUS
  • Avaliação 3: Entrega Relatório Playtesting (entrega online)

A ser agendado em 2022.2
Apresentação dados coletados (UFBA e UNEB) e Discussão dos resultados finais