Composição 1

Informações e Materiais para a turma 2016.1

Composição I

Avaliações

Freqüência e aproveitamento 20%

Trabalhos 40%

Composição Final 40%

1. 05/07 (Sala 201)

  • Encaminhamentos iniciais
  • Apresentação das propostas para o curso
  • Comentários sobre experiências préviasdos estudantes

Trabalho: escolher 5 obras do canal Compositores da Bahia, ouvir ao menos 3 vezes cada e escrever comentários

2. 12/07 (Sala 201)

  • Comentários sobre as obras escolhidas
  • Escolha de 5 obras para apreciação e análise

Trabalho: analisar as 5 obras escolhidas para comentários em sala

3. 19/07 (Genos)

  • Audição das obras escolhidas:
    • ToDo de Alex Pochat
    • Ondina de Ernst Widmer
    • Kyrie de Nanã de Paulo Costa Lima
    • Tambores, Ondas, Frevo de Wellington Gomes
    • Inflections de Guilherme Bertissolo
  • Análises dos estudantes

Trabalho: compor um trecho (inacabado) de pelo menos 2min sem qualquer restrição instrumental, de forma, processo ou materiais

4. 26/07 (Genos)

  • Comentários sobre os trechos compostos
  • Introdução à forma em música
  • Sobre processo composicional

Trabalho: compor um trecho de pelo menos 1min com uma nota só

5. 02/08 (Auditório, Sala 201)

  • Workshop com Liza Lim
  • Audição e comentários sobre os trechos de uma nota só

Trabalho: compor um trecho de pelo menos 1min com pelo menos 5 lógicas de formação de acordes e sem ataques nos tempos fortes dos compassos

6. 09/08 (Sala 201)

  • Discussão sobre conteúdo programático e calendário
  • Formação de acordes, intervalos, derivação de materiais harmônicos
  • Simetria intervalar na formação de acordes
  • Centricidade
  • Audição e comentários sobre os trechos dos estudantes

Trabalho: compor um trecho de pelo menos 1min com pelo menos três acordes simétricos e pelo menos 3 diferentes quiálteras

7. 16/08 (Genos)

  • Audição e comentários sobre os trechos dos estudantes
  • Temporalidade em música
  • Metas musicais

Audição:

Quattro Pezzi su una nota sola, de Giacinto Scelsi (https://en.wikipedia.org/wiki/Giacinto_Scelsi)

Trabalho 1: compor um trecho de pelo menos 1min com tempo linear, estabelecendo e atingindo metas musicais

Trabalho 2: compor pelo menos 1min da peça do semestre e elaborar um plano para a composição

Não haverá aula no dia 23/08

8. 30/08 (Genos)

  • Audição e comentários sobre os trechos dos estudantes
  • Texturas musicais
  • Processos musicais estáticos
  • Texturas

Trabalho 1: compor um trecho de pelo menos 1min com tempo não linear

Trabalho 2: compor pelo menos 1min da peça do semestre, apresentando um trecho de 2min

Audição:

In Advance of Broken Time, de Marc-André Dalbavie (http://en.wikipedia.org/wiki/Marc-Andr%C3%A9_Dalbavie)

9. 06/09 (Genos)

  • Audição e comentários sobre os trechos dos estudantes

Audições

Atmospheres (https://en.wikipedia.org/wiki/Atmosph%C3%A8res), de György Ligeti (http://en.wikipedia.org/wiki/Gy%C3%B6rgy_Ligeti)

Crippled Symmetry, de Morton Feldman (http://en.wikipedia.org/wiki/Morton_Feldman)

Outras sugestões:

Atmosphères (http://en.wikipedia.org/wiki/Atmosph%C3%A8res), e Lux Aeterna (http://en.wikipedia.org/wiki/Lux_Aeterna_(Ligeti), de György Ligeti (http://en.wikipedia.org/wiki/Gy%C3%B6rgy_Ligeti)

Trenodia para as Vítimas de Hiroshima (http://en.wikipedia.org/wiki/Threnody_to_the_Victims_of_Hiroshima), de Krzysztof Penderecki (http://en.wikipedia.org/wiki/Krzysztof_Penderecki)

 

10. 13/09 (Sala 201)

  • Audição dos trechos das composição
  • Discussão sobre os planejamentos das composições
  • Introdução ao motivo

 

11. 20/09 (Sala 201)

  • Motivo
  • Processos musicais recursivos

Correntes estéticas da música atual: Minimalismo

Piano Phase (http://en.wikipedia.org/wiki/Piano_Phase),  Four Organs (http://en.wikipedia.org/wiki/Four_Organs), e Drumming (http://en.wikipedia.org/wiki/Drumming_(Reich), Clapping Music (http://en.wikipedia.org/wiki/Clapping_Music), de Steve Reich (http://en.wikipedia.org/wiki/Steve_Reich)

12. 21/09 (Genos)

  • Workshop de Composição com Januíbe Tejera

13. 27/09 (Genos)

  • Composição com sonoridades
  • Acústica musical
  • Informações de espectro e realidades acústicas para composição
  • EnvelopeS

 

Correntes estéticas da música atual: Música Espectral (http://en.wikipedia.org/wiki/Spectral_music)

Audição: Partiels (http://en.wikipedia.org/wiki/Partiels), de Gerard Grisey (http://en.wikipedia.org/wiki/G%C3%A9rard_Grisey)

 

  • Citações musicais

Correntes estéticas da música atual: Poliestilismo (http://en.wikipedia.org/wiki/Polystylism)

Audição: Concerto Grosso Nº 1, Alfred Schnittke (http://en.wikipedia.org/wiki/Alfred_Schnittke)

14. 04/10 (Sala 201)

  • Timbre
  • Sobreposições de camadas de materiais musicais
  • Instrumentos eletrônicos na música de concerto contemporânea

Audições: The Unanswered Question (http://en.wikipedia.org/wiki/The_Unanswered_Question), de Charles Ives (http://en.wikipedia.org/wiki/Charles_Ives); e Audições: Ionisation (http://en.wikipedia.org/wiki/Ionisation_(Var%C3%A8se)), de Edgard Varèse (http://en.wikipedia.org/wiki/Edgard_Var%C3%A8se)

 

15. 11/10 (Sala 201)

  • Processos de indeterminação
  • Notação contemporânea

Correntes estéticas da música atual: Indeterminismo e a música não-linear (http://en.wikipedia.org/wiki/Indeterminate_music)

16. 18/10 (Genos)

  • Apresentações dos processos de composição
  • Relatos sobre a composição das obras
  • Entrega da versão preliminar

17. 25/10 (Genos)

  • Auto-avaliação
  • Entrega e apresentação dos trabalhos finais

 

Alguns links úteis:

Flauta: http://www.sfz.se/flutetech/index.htm,
http://www.matthias-ziegler.ch/english/klangwelten/index.html,
http://www.johnmcmurtery.com/index.php?option=com_content&view=section&id=1&Itemid=8,
http://www.artes.ufpr.br/musica/mestrado/dissertacoes/2009/Valentina.pdf

Oboé: http://www.21stcenturyoboe.com/

Clarinete: http://www.clarinet-multiphonics.org/index.html,
http://userpages.umbc.edu/~emrich/clarinet21.html

Fagote: http://www.leslieross.net/multiphonics.html

Sax e flauta: http://www.jayeaston.com/Composers/sax_techniques.html

Trompa: http://bnelsonmusic.wordpress.com/2012/04/09/extended-compositon-techniques-for-the-horn/

Trompete: http://udini.proquest.com/view/extended-techniques-in-trumpet-pqid:1874830651/

Trombone: http://www.carnyxscotland.co.uk/projects?title=Extended%20Trombone

Tuba: http://www.philharmonia.co.uk/explore/instruments/tuba

Violino: http://extendedtechniques.com/

Viola: http://www.garthknox.org/viola-spaces.htm,
http://www.contemporaryviola.com/articles/paulgroh04.htm

Violoncelo: http://www.moderncellotechniques.com/,
http://www.lunanova.org/CelloET/index.html,
http://violoncelloxxi.wordpress.com/

Contrabaixo: http://udspace.udel.edu/bitstream/handle/19716/5505/Daino,%20Eric.pdf?sequence=1

Harpa: http://jpharp.com/composition.html

Instrumentos da orquestra: http://www.vsl.co.at/en/70/149/150/46.vsl,
http://andrewhugill.com/manuals/,
http://www.michaeljevans.net/links1.html

Violão: http://www.rafaelandia.com/8pageaccueil.htm

Piano: http://www.lunanova.org/PianoET/index.html

Diversos instrumentos: http://extendedtechniques.com/