Ateliê de Composição e Performance

Informações e Materiais para a turma 2019.2

Ateliê de Composição e Performance

Escola de Música da UFBA

Dúvidas podem ser remetidas a luciane.cardassi@gmail.com e/ou guilhermebertissolo@gmail.com

Aulas e seus respectivos focos

1. 07/08

  • Introdução ao componente
  • Apresentação dos estudantes, seus instrumentos e interesses

2. 14/08

  • Colaboração artística, o que é? (Discussão sobre conceitos, nomenclatura, bibliografia atual)
  • Formação dos grupos de trabalho

3. 21/08

  • Crítica genética (envio de texto pelo grupo de Whatsapp)
  • Dicas para o trabalho colaborativo
  • Início da prática em grupo

4. 28/08

  • Laboratório criativo (espaço alternativo)

5. 11/09

  • Tópicos sobre colaboração
  • Encomenda, autoria, conflito de ideias
  • Definição dos grupos de trabalho: Dennis e Carlos; Emílio, Ícaro e Thiago

6. 18/09

  • Relatos de processos colaborativos: Luciane Cardassi
  • Trabalho em grupo

7. 25/09

  • Debate sobre artigos:
    • “Discussão sobre as dificuldades no processo composicional da obra ‘Sonatina para Piano e Fagote’” (Baixe o texto aqui)
  • Trabalho em grupo

8. 02/10 (paralisação da UFBA)

  • Trabalho em grupo

9. 09/10

  • Relatos de processos colaborativos: Guilherme Bertissolo
  • Trabalho em grupo

10. 16/10

  • Apresentação dos grupos sobre o andamento dos processos de colaboração até o momento e planejamento para a segunda metade do semestre
  • Discussão sobre o texto “Colaboração compositor-performer: uma proposta de metodologia” (Baixe o texto aqui)

11. 23/10

  • Discussão sobre o texto “Time and place within a performer-composer collaboration” (Baixe o texto aqui)
  • Trabalho em grupo

12. 31/10 (quinta-feira, 14h) – Auditório do Instituto de Matemática e Estatística

  • Congresso UFBA / mesa redonda sobre colaboração

13. 06/11

  • Discussão sobre processo artístico, Luigi Pareyson – Problemas da Estética (texto enviado por Whatsapp)
  • Continuação do trabalho de colaboração

14. 13/11

  • Continuação da discussão sobre processo artístico, Luigi Pareyson – Problemas da Estética (texto enviado por Whatsapp)
  • Debate sobre o artigo “It takes two to tango: a prática colaborativa na música contemporânea” (Baixe o texto aqui)
  • Continuação do trabalho de colaboração

15. 20/11

  • Continuação do trabalho de colaboração
  • Discussão sobre as colaborações

16. 25/11 (segunda-feira, 12h30)

  • Apresentação das colaborações (EMUS no palco)

17. 27/11

  • Continuação do trabalho de colaboração

18. 04/12

  • Entrega e apresentação dos trabalhos finais
  • Auto-avaliação

Bibliografia (atualizada constantemente)

Amorim, Pedro F. 2014. Compor no mundo: um modelo de compor música sobre bases fenomenológicas. Tese de Doutorado não publicada. Programa de Pós-Graduação em Música da UFBA.

Cardassi, Luciane. “Time and place within a performer-composer collaboration”. In Presgrave, Fabio Soren; Mendes, Jean J. F. e Noda, Luciana (Orgs). Ensaios sobre a música dos séculos XX e XXI: composição, performance e projetos colaborativos. EDUFRN: Natal, 2016, p.76-100.

Domenici, Catarina. 2013. It takes two to tango: a prática colaborativa na música contemporânea. Revista do Conservatório de Música 6:1-14.

_____. 2012. O Intérprete (re)situado: uma reflexão sobre construção de sentido e técnica na criação de ‘intervenções para piano expandido, interfaces e imagens – Centenario John Cage’. Música Hodie, v. 12: 171-187.

Fernandes, Willian. Discussão sobre as dificuldades no processo composicional da obra ‘Sonatina para Piano e Fagote’. Anais do X SIMCAM – Campinas.

Fernandez, María; Presgrave, Fabio S. e André Luiz Muniz Oliveira. 2014. Introdução às Técnicas Estendidas no Violoncelo através da peça “Micro-Piece for Solo Cello” do compositore Liduino Pitombeira. Anais do ENCOM – Londrina.

Gritten, A, e E. King. Music and Gesture. Hampshire/Burlington: Hashgate, 2006.

Kramer, Lawrence. 2010. Interpreting Music. Oakland: University of California Press.

Laske, O. E. Toward an epistemology of composition. 1991. Interface-Journal of New Music Research 20(3–4): 235–269.

Presgrave, Fabio Soren; Mendes, Jean J. F. e Noda, Luciana (Orgs). 2016. Ensaios sobre a música dos séculos XX e XXI: composição, performance e projetos colaborativos. EDUFRN: Natal.

Reynolds, Roger. 2002. Form and method: composing music. New York/London: Routledge.

Salles, Cecilia A. 1998. Gesto inacabado: processo de criação artística. São Paulo: Annablume.

Sampaio, Marcos; Bertissolo, Guilherme; Monroy, Marina; Robatto, Lucas; Dumont, Sara; Gonçalves, Alisson; Ferreira, Simei; Almeida, Luã e Daiana Maciel. Diversidade de abordagens para composição interativa baseada em análise de dados. Anais do XXIV Congresso da ANPPOM– São Paulo.

Reche, Alexandre. 2007. Proposta e Aplicação de um Modelo para Acompanhamento do Processo Composicional. Tese de Doutorado não publicada. Programa de Pós-Graduação em Música da UFBA.

Rodrigues, Tecris; Aquino, Felipe A. e Fabio Soren Presgrave (ed.). 2012. Violoncelo XXI: Estudos para aprender a tocar e apreciar a linguagem da música contemporânea. São Paulo: Editora Urbana.

Whitaker, Nancy L. 1996. A Theoretical Model of the Musical Problem Solving and Decision Making of Performers, Arrangers, Conductors, and Composers. Bulletin of the Council for Research in Music Education 128: 1-14.