Ateliê de Composição e Performance

Informações e Materiais para a turma 2018.2

Ateliê de Composição e Performance Contemporânea

Escola de Música da UFBA

Dúvidas podem ser remetidas a luciane.cardassi@gmail.com e/ou guilhermebertissolo@gmail.com

Aulas e seus respectivos focos

1. 22/08

  • Introdução ao componente
  • Uma primeira incursão sobre criação colaborativa
  • Apresentação dos docentes e dos estudantes

2. 29/08

3. 05/09

  • Ainda a crítica Genética
  • Apresentação dos estudantes, seus instrumentos e interesses

4. 12/09

  • Discussão sobre os grupos
    • Sugestões:
      • Eric, Kedson
      • Rafaela, Tharcísio e Danilo (talvez Danilo com Bruno?)
      • Fidelis, Luan, Bruno
      • Léo, Marina, Alisson e Vladimir (Vladimir, Alisson como subgrupo)
  • Relato sobre a colaboração de Brian com Luciane na criação de “Vergence II – no meio do caminho”
  • Encontro com o compositor Brian Griffeath-Loeb

5. 19/09

  • Tópicos sobre colaboração
    • Colaboração x encomenda
    • Autoria
    • Conflitos na colaboração: diferentes opiniões e perspectivas durante o processo
    • Planejamento
  • Discussão sobre o artigo “Discussão sobre as dificuldades no processo composicional da obra ‘Sonatina para Piano e Fagote’” (Baixe o texto aqui)
  • Trabalho em grupo

6. 26/09

  • Relatos de processos colaborativos: Guilherme Bertissolo
  • Trabalho em grupo

7. 03/10

  • Debate sobre artigo “Time and place within a performer-composer collaboration” (Baixe o texto aqui)
  • Trabalho em grupo

8. 10/10

  • Continuação do debate sobre artigo “Time and place within a performer-composer collaboration” (Baixe o texto aqui)
  • Trabalho em grupo

9. 18/10 (10:15, Auditório do Instituto de Matemática e Estatística)

  • Mesa sobre colaboração no Congresso da Ufba

10. 24/10

  • Debate sobre o artigo “It takes two to tango: a prática colaborativa na música contemporânea” (Baixe o texto aqui)
  • Trabalho em grupo

11. 31/10

  • Discussão sobre processo artístico, Luigi Pareyson (Problemas da Estética)
  • Discussão sobre as colaborações

12. 07/11

  • Tarefa de meio de semestre (válida para avaliação):
  • A partir das leituras recomendadas desta disciplina, elaborar um pequeno ensaio (2 páginas) discorrendo sobre os temas discutidos em nossos encontros até o momento. Relacione a bibliografia estudada com o processo de colaboração de seu grupo ou experiências anteriores e inclua referências.
    Fonte: Times New Roman, 12, espaçamento entre linhas 1,5.
  • Apresentação prévia dos grupos
  • Retomada dos principais tópicos de discussão em relação aos processos de colaboraçã

13. 14/11

  • Discussão sobre concerto final da disciplina e agendamento
  • Continuação do trabalho de colaboração
  • Retomada dos principais tópicos de discussão em relação aos processos de colaboração
  • Discussão sobre as colaboraçõe

14. 21/11

  • Continuação do trabalho de colaboração
  • Discussão sobre as colaborações

15. 28/11

  • Continuação do trabalho de colaboração
  • Discussão sobre as colaborações

16. 05/12

  • Continuação do trabalho de colaboração
  • Discussão sobre as colaborações

17. 12/12

  • Concerto

18. 19/12

  • Entrega e apresentação dos trabalhos finais
  • Auto-avaliação

Bibliografia (atualizada constantemente)

Amorim, Pedro F. 2014. Compor no mundo: um modelo de compor música sobre bases fenomenológicas. Tese de Doutorado não publicada. Programa de Pós-Graduação em Música da UFBA.

Cardassi, Luciane. “Time and place within a performer-composer collaboration”. In Presgrave, Fabio Soren; Mendes, Jean J. F. e Noda, Luciana (Orgs). Ensaios sobre a música dos séculos XX e XXI: composição, performance e projetos colaborativos. EDUFRN: Natal, 2016, p.76-100.

Domenici, Catarina. 2013. It takes two to tango: a prática colaborativa na música contemporânea. Revista do Conservatório de Música 6:1-14.

_____. 2012. O Intérprete (re)situado: uma reflexão sobre construção de sentido e técnica na criação de ‘intervenções para piano expandido, interfaces e imagens – Centenario John Cage’. Música Hodie, v. 12: 171-187.

Fernandes, Willian. Discussão sobre as dificuldades no processo composicional da obra ‘Sonatina para Piano e Fagote’. Anais do X SIMCAM – Campinas.

Fernandez, María; Presgrave, Fabio S. e André Luiz Muniz Oliveira. 2014. Introdução às Técnicas Estendidas no Violoncelo através da peça “Micro-Piece for Solo Cello” do compositore Liduino Pitombeira. Anais do ENCOM – Londrina.

Gritten, A, e E. King. Music and Gesture. Hampshire/Burlington: Hashgate, 2006.

Kramer, Lawrence. 2010. Interpreting Music. Oakland: University of California Press.

Laske, O. E. Toward an epistemology of composition. 1991. Interface-Journal of New Music Research 20(3–4): 235–269.

Presgrave, Fabio Soren; Mendes, Jean J. F. e Noda, Luciana (Orgs). 2016. Ensaios sobre a música dos séculos XX e XXI: composição, performance e projetos colaborativos. EDUFRN: Natal.

Reynolds, Roger. 2002. Form and method: composing music. New York/London: Routledge.

Salles, Cecilia A. 1998. Gesto inacabado: processo de criação artística. São Paulo: Annablume.

Sampaio, Marcos; Bertissolo, Guilherme; Monroy, Marina; Robatto, Lucas; Dumont, Sara; Gonçalves, Alisson; Ferreira, Simei; Almeida, Luã e Daiana Maciel. Diversidade de abordagens para composição interativa baseada em análise de dados. Anais do XXIV Congresso da ANPPOM– São Paulo.

Reche, Alexandre. 2007. Proposta e Aplicação de um Modelo para Acompanhamento do Processo Composicional. Tese de Doutorado não publicada. Programa de Pós-Graduação em Música da UFBA.

Rodrigues, Tecris; Aquino, Felipe A. e Fabio Soren Presgrave (ed.). 2012. Violoncelo XXI: Estudos para aprender a tocar e apreciar a linguagem da música contemporânea. São Paulo: Editora Urbana.

Whitaker, Nancy L. 1996. A Theoretical Model of the Musical Problem Solving and Decision Making of Performers, Arrangers, Conductors, and Composers. Bulletin of the Council for Research in Music Education 128: 1-14.