Ateliê Contemporâneo

Informações e Materiais para a turma 2018.1

Ateliê de Composição e Performance Contemporânea

Escola de Música da UFBA

Dúvidas podem ser remetidas a luciane.cardassi@gmail.com e/ou guilhermebertissolo@gmail.com

Aulas e seus respectivos focos

1. 06/04

  • Introdução ao componente
  • Uma primeira incursão sobre criação colaborativa
  • Apresentação dos docentes

2. 13/04

  • Crítica genética
  • Relatos dos participantes sobre trabalhos colaborativos

3. 20/04

  • Tópicos sobre colaboração
    • Colaboração x encomenda
    • Autoria
    • Conflitos na colaboração: diferentes opiniões e perspectivas durante o processo
  • Dois relatos de processos colaborativos: Luciane Cardassi
  • Estabelecimento dos grupos de trabalho

4. 27/04

  • Discussão sobre o artigo “Discussão sobre as dificuldades no processo composicional da obra ‘Sonatina para Piano e Fagote’” (Baixe o texto aqui)
  • Dois relatos de processos colaborativos: Guilherme Bertissolo
    • Sobre Boreal III: artigo de Mateus Oliveira (baixe aqui)
    • Sobre Boreal IV: baixe aqui a partitura e ouça aqui a gravação
  • Discussão sobre as colaborações

5. 04/05

  • Debate sobre artigo “Time and place within a performer-composer collaboration” (Baixe o texto aqui)
  • Discussão sobre as colaborações
    • Grupos:
      • Vladimir, Catalina e Vinícius
      • Luciane, Gilmário e Gilmário
      • Luciane, Gilmário e Fidelis
      • Deyvisson, Rafael e Alisson
6. 11/05
  • Continuação da discussão sobre “Time and place within a performer-composer collaboration” (Baixe o texto aqui)
  • Continuação do trabalho de colaboração
  • Discussão sobre as colaborações

7. 18/05

  • Debate sobre o artigo “It takes two to tango: a prática colaborativa na música contemporânea” (Baixe o texto aqui)
  • Relato sobre o trabalho de Rafael, sobre colaboração entre intérprete e compositor
  • Discussão sobre as colaborações

8. 25/05

  • Aulas suspensas pela Reitoria

9. 01/06

  • Colaborações
  • Continuação das discussões da aula 7
  • Problemas a serem evitados: 2 colaborações (Luciane Cardassi)

10. 08/06

  • Discussão sobre processo artístico, Luigi Pareyson (Problemas da Estética)
  • Discussão sobre as colaborações

11. 15/06

  • Discussão sobre as colaborações

12. 21/06 (excepcionalmente na quinta-feira)

  • Discussão sobre as colaborações
  • Retomada dos principais tópicos de discussão em relação aos processos de colaboração

13. 13/07

  • Discussão sobre as colaborações

14. 17/07

  • EMUS no Palco – processos de criação colaborativa

15. 20/07

  • Discussão sobre as colaborações

16. 27/07

  • Entrega e apresentação dos trabalhos finais
  • Auto-avaliação

17. Data a ser confirmada

  • Concerto

 Bibliografia (atualizada constantemente)

Amorim, Pedro F. 2014. Compor no mundo: um modelo de compor música sobre bases fenomenológicas. Tese de Doutorado não publicada. Programa de Pós-Graduação em Música da UFBA.

Cardassi, Luciane. “Time and place within a performer-composer collaboration”. In Presgrave, Fabio Soren; Mendes, Jean J. F. e Noda, Luciana (Orgs). Ensaios sobre a música dos séculos XX e XXI: composição, performance e projetos colaborativos. EDUFRN: Natal, 2016, p.76-100.

Domenici, Catarina. 2013. It takes two to tango: a prática colaborativa na música contemporânea. Revista do Conservatório de Música 6:1-14.

_____. 2012. O Intérprete (re)situado: uma reflexão sobre construção de sentido e técnica na criação de ‘intervenções para piano expandido, interfaces e imagens – Centenario John Cage’. Música Hodie, v. 12: 171-187.

Fernandes, Willian. Discussão sobre as dificuldades no processo composicional da obra ‘Sonatina para Piano e Fagote’. Anais do X SIMCAM – Campinas.

Fernandez, María; Presgrave, Fabio S. e André Luiz Muniz Oliveira. 2014. Introdução às Técnicas Estendidas no Violoncelo através da peça “Micro-Piece for Solo Cello” do compositore Liduino Pitombeira. Anais do ENCOM – Londrina.

Gritten, A, e E. King. Music and Gesture. Hampshire/Burlington: Hashgate, 2006.

Kramer, Lawrence. 2010. Interpreting Music. Oakland: University of California Press.

Laske, O. E. Toward an epistemology of composition. 1991. Interface-Journal of New Music Research 20(3–4): 235–269.

Presgrave, Fabio Soren; Mendes, Jean J. F. e Noda, Luciana (Orgs). 2016. Ensaios sobre a música dos séculos XX e XXI: composição, performance e projetos colaborativos. EDUFRN: Natal.

Reynolds, Roger. 2002. Form and method: composing music. New York/London: Routledge.

Salles, Cecilia A. 1998. Gesto inacabado: processo de criação artística. São Paulo: Annablume.

Sampaio, Marcos; Bertissolo, Guilherme; Monroy, Marina; Robatto, Lucas; Dumont, Sara; Gonçalves, Alisson; Ferreira, Simei; Almeida, Luã e Daiana Maciel. Diversidade de abordagens para composição interativa baseada em análise de dados. Anais do XXIV Congresso da ANPPOM– São Paulo.

Reche, Alexandre. 2007. Proposta e Aplicação de um Modelo para Acompanhamento do Processo Composicional. Tese de Doutorado não publicada. Programa de Pós-Graduação em Música da UFBA.

Rodrigues, Tecris; Aquino, Felipe A. e Fabio Soren Presgrave (ed.). 2012. Violoncelo XXI: Estudos para aprender a tocar e apreciar a linguagem da música contemporânea. São Paulo: Editora Urbana.

Whitaker, Nancy L. 1996. A Theoretical Model of the Musical Problem Solving and Decision Making of Performers, Arrangers, Conductors, and Composers. Bulletin of the Council for Research in Music Education 128: 1-14.