Princípios de Acústica e Áudio Digital

Informações e Materiais para a turma 2018.2

Princípios de Acústica e Áudio Digital

Escola de Música da UFBA

Avaliações

Colaborações, leituras, freqüência e aproveitamento 40%

Trabalho final 60%

 

Acesse os tutoriais de Acústica e Áudio Digital:

http://www2.eca.usp.br/prof/iazzetta/tutor/

http://www.dmu.uem.br/lappso/index.php?title=Tutorial_de_acustica_e_audio

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Dúvidas podem ser remetidas a guilhermebertissolo@gmail.com

Aulas e seus respectivos focos

1. 03/09

  • Introdução ao componente
  • Comentários sobre experiências prévias no tema
  • Princípios físicos do som

2 e 3. 10/09

  • Comentários sobre experiências prévias no tema
  • Introdução à acústica musical
  • Seminário Brian Griffith-Loeb

4. 17/09

  • Organologia

5 e 6. 24/09 (12h30)

7 e 8. 01/10 (12h30)

9 e 10. 08/10 (12h30)

  • DAW
    • Exercícios criativos com fontes digitais (envio até 23/10, 13h)

11. 15/10 (aula não presencial)

  • Congresso da UFBA
    • Escolha uma das atividades, participe e escreva um relato
    • Enviar por email até as 13h do dia 23/10

12 e 13. 22/10 (12h30)

  • Microfones
    • Introdução
    • Microfones dinâmicos: usos e características técnicas
    • Microfones condensadores: tipos, modos de operação e características
    • Cabos e conectores

14 e 15. 29/10 (12h30)

  • Gravação
    • Etapas de um processo de gravação
    • Gravação em estúdio e gravação ao vivo
    • Microfonação AB e XY
    • Gravadores portáteis
    • Diversas formas de captação móvel
  • Paisagens sonoras

16 e 17. 05/11

  • Apresentação dos trabalhos finais
  • Auto-avaliação

 Bibliografia geral (atualizada constantemente)

Bertissolo, Guilherme. 2013. Composição e Capoeira: dinâmicas do compor entre música e movimento. Tese de doutorado, Universidade Federal da Bahia, Salvador.

Chion, Michel. 1994. Músicas, media e tecnologias. Lisboa: Instituto Piaget.

Dodge, Charles e  Thomas Jerse. 1997. Computer music. 2 ed. New York: Schimer Books.

Farnell, Andy. 2010. Designing sound. Cambridge, MA/London: The MIT Press.

Fritsch, Eloy. 2008. Música eletrônica: uma introdução ilustrada. Porto Alegre: Ed. da UFRGS.

Henriques, Fábio. 2007. Guia de mixagem. 2 ed. Rio de Janeiro: Editora Música e Tecnologia.

Henrique, Luiz. 2002. Acústica musical. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian.

Holmes, Thom. 2008. Electronic and Experimental Music: Technology, Music, and Culture. Third edition. New York: Routledge.

Iazzeta, Fernando. 2009. Música e mediação tecnológica. São Paulo: Perspectiva.

Manning, Peter. 2004. Electronic and Computer Music. Oxford and New York: Oxford University Press.

Menezes, Flo. 2003. Acústica musical em palavras e sons. Cotia: Ateliê Editorial.

_____. 2006. Música maximalista: ensaios sobre música radical e especulativa. São Paulo: Ed. da UNESP.

Moore, R. 1990. Elements of Computer Music. Prentice Hall. New Jersey.

Ratton, Miguel. 2009. Dicionário de áudio e tecnologia musical. 2 ed. Rio de Janeiro: Editora Música e Tecnologia.

Rodrigues, Rodrigo F. 2005. Música eletrônica: a textura da máquina. São Paulo: Annablume.

Schaeffer, Pierre. 1993. Tratado dos Objetos Musicais. Trad. Ivo Martinazzo. Brasília: Edunb.

Traldi, César A. 2009. Percussão e Interatividade PRISMA: Um Modelo de Espaço Instrumento Auto-Organizado. Tese de doutorado, Universidade de Campinas, Campinas.

Vasconcelos, José. 2002. Acústica musical e organologia. Porto Alegre: Movimento.

Winkler, Todd. 2001. Composing interactive music: techniques and ideas using Max. Cambridge/London: The MIT Press.

http://freesound.org/

https://audioz.download/

https://www.soundsnap.com/tags/circus