Princípios de Acústica e Áudio Digital

Informações e Materiais para a turma 2017.1

Princípios de Acústica e Áudio Digital

Escola de Música da UFBA

Avaliações

Colaborações, leituras, freqüência e aproveitamento 30%

Trabalhos semanais 30%

Trabalho final 40%

Dúvidas podem ser remetidas a guilhermebertissolo@gmail.com

Aulas e seus respectivos focos

1. 15/05

  • Introdução ao componente
  • Comentários sobre experiências prévias no tema
  • Princípios físicos do som

2. 22/05

  • Introdução à acústica musical

3. 29/05

  • Organologia
  • Instrumentos eletrônicos

4. 05/06

  • Áudio digital 1
  • Analógico x Digital
  • Questões de suporte
  • Sample rate e bit rate

5. 12/06

  • Áudio digital 2
  • Formatos de áudio
  • Conversão de formatos e compressão de informação
  • O protocolo Midi
  • OSC
6. 19/06
  • Microfones 1
  • Introdução
  • Microfones dinâmicos: usos e características técnicas
  • Cabos e conectores

7 e 8. 03/07 (13h-15)

  • Microfones 2
  • Condensadores
  • DAW
9. 10/07
  • DAW e os principais processamentos digitais
  • Audição dos exercícios criativos com fontes digitais

10. 17/07

  • Gravação 1
    • Gravadores portáteis
    • Paisagem sonora
    • Diversas formas de captação móvel
    • Audição dos exercícios criativos com fontes digitais

11. 24/07

  • Gravação 2
    • Etapas de um processo de gravação
    • Gravação em estúdio e gravação ao vivo
    • Microfonação AB e XY

12.  31/07

  • Sobre a produção de música com recursos digitais

13. 07/08

  • Introdução à música eletroacústica
  • Softwares livres úteis para áudio

14. 14/08

  • Apresentações dos trabalhos finais

15. 21/08

  • Apresentações dos trabalhos finais

16. 28/08 (Guilherme estará no Congresso da ANPPOM) – envio por email

  • Envio dos dos trabalhos finais
  • Auto-avaliação

 Bibliografia geral (atualizada constantemente)

Bertissolo, Guilherme. 2013. Composição e Capoeira: dinâmicas do compor entre música e movimento. Tese de doutorado, Universidade Federal da Bahia, Salvador.

Chion, Michel. 1994. Músicas, media e tecnologias. Lisboa: Instituto Piaget.

Dodge, Charles e  Thomas Jerse. 1997. Computer music. 2 ed. New York: Schimer Books.

Farnell, Andy. 2010. Designing sound. Cambridge, MA/London: The MIT Press.

Fritsch, Eloy. 2008. Música eletrônica: uma introdução ilustrada. Porto Alegre: Ed. da UFRGS.

Henriques, Fábio. 2007. Guia de mixagem. 2 ed. Rio de Janeiro: Editora Música e Tecnologia.

Henrique, Luiz. 2002. Acústica musical. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian.

Iazzeta, Fernando. 2009. Música e mediação tecnológica. São Paulo: Perspectiva.

Menezes, Flo. 2003. Acústica musical em palavras e sons. Cotia: Ateliê Editorial.

_____. 2006. Música maximalista: ensaios sobre música radical e especulativa. São Paulo: Ed. da UNESP.

Moore, R. 1990. Elements of Computer Music. Prentice Hall. New Jersey.

Ratton, Miguel. 2009. Dicionário de áudio e tecnologia musical. 2 ed. Rio de Janeiro: Editora Música e Tecnologia.

Rodrigues, Rodrigo F. 2005. Música eletrônica: a textura da máquina. São Paulo: Annablume.

Schaeffer, Pierre. 1993. Tratado dos Objetos Musicais. Trad. Ivo Martinazzo. Brasília: Edunb.

Traldi, César A. 2009. Percussão e Interatividade PRISMA: Um Modelo de Espaço Instrumento Auto-Organizado. Tese de doutorado, Universidade de Campinas, Campinas.

Vasconcelos, José. 2002. Acústica musical e organologia. Porto Alegre: Movimento.

Winkler, Todd. 2001. Composing interactive music: techniques and ideas using Max. Cambridge/London: The MIT Press.
https://audioz.download/

https://www.soundsnap.com/tags/circus