Princípios de Acústica e Áudio Digital

Informações e Materiais para a turma 2013.1

Princípios de Acústica e Áudio Digital

Música da Escola de Música da UFBA

Avaliações

Colaborações, leituras, freqüência e aproveitamento 30%

Trabalhos semanais 30%

Trabalho final 40%

Dúvidas podem ser remetidas a guilhermebertissolo@gmail.com

Aulas e seus respectivos focos

1. 14/05

  • Introdução ao componente
  • Comentários sobre experiências prévias no tema
  • Princípios físicos do som

2. 21/05

  • Introdução à acústica musical
  • Organologia

3. 28/05 (aula não-presencial)

  • Texto enfocando aspectos da acústica e da organologia

4. 04/06

  • Áudio digital 1
  • Analógico x Digital
  • Questões de suporte
  • Sample rate e bit rate

5. 11/06

  • Áudio digital 2
  • Formatos de áudio
  • Conversão de formatos e compressão de informação
  • O protocolo Midi
  • OSC
6. 18/06
  • Microfones 1
  • Introdução
  • Microfones dinâmicos: usos e características técnicas
  • Cabos e conectores

Baixe aqui uma compilação de textos de Miguel Ratton.

7. 25/06

Recesso São João

8. 02/07

Feriado

9. 23/07
  • Microfones 2
  • Condensadores

10. 30/07

  • DAW

11. 06/08

  • Principais processamentos digitais

12.  06/08 (18hs)

  • Gravação 1

13. 27/08

  • Gravação 2

14. 27/08 (18hs)

  • Mixagem

15. 03/09

  • Introdução à música eletroacústica 1

16. 03/09 (18hs)

  • Softwares úteis para áudio

17. 10/09

  • Trabalhos finais
  • Avaliação e debate sobre os resultados do curso

 Bibliografia geral (atualizada constantemente)

Bertissolo, Guilherme. 2013. Composição e Capoeira: dinâmicas do compor entre música e movimento. Tese de doutorado, Universidade Federal da Bahia, Salvador.

Chion, Michel. 1994. Músicas, media e tecnologias. Lisboa: Instituto Piaget.

Dodge, Charles e  Thomas Jerse. 1997. Computer music. 2 ed. New York: Schimer Books.

Farnell, Andy. 2010. Designing sound. Cambridge, MA/London: The MIT Press.

Fritsch, Eloy. 2008. Música eletrônica: uma introdução ilustrada. Porto Alegre: Ed. da UFRGS.

Henriques, Fábio. 2007. Guia de mixagem. 2 ed. Rio de Janeiro: Editora Música e Tecnologia.

Henrique, Luiz. 2002. Acústica musical. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian.

Iazzeta, Fernando. 2009. Música e mediação tecnológica. São Paulo: Perspectiva.

Menezes, Flo. 2003. Acústica musical em palavras e sons. Cotia: Ateliê Editorial.

_____. 2006. Música maximalista: ensaios sobre música radical e especulativa. São Paulo: Ed. da UNESP.

Moore, R. 1990. Elements of Computer Music. Prentice Hall. New Jersey.

Ratton, Miguel. 2009. Dicionário de áudio e tecnologia musical. 2 ed. Rio de Janeiro: Editora Música e Tecnologia.

Rodrigues, Rodrigo F. 2005. Música eletrônica: a textura da máquina. São Paulo: Annablume.

Schaeffer, Pierre. 1993. Tratado dos Objetos Musicais. Trad. Ivo Martinazzo. Brasília: Edunb.

Traldi, César A. 2009. Percussão e Interatividade PRISMA: Um Modelo de Espaço Instrumento Auto-Organizado. Tese de doutorado, Universidade de Campinas, Campinas.

Vasconcelos, José. 2002. Acústica musical e organologia. Porto Alegre: Movimento.

Winkler, Todd. 2001. Composing interactive music: techniques and ideas using Max. Cambridge/London: The MIT Press.

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