Novos artigos

Os dois novos artigos que publiquei no Congresso da ANPPOM nesse ano já estão disponíveis na seção Escritos.

Em m’bolumbümba: Capoeira, música e movimento em cena, Lia e eu abordamos o espetáculo m’bolumbümba: entre o corpo e o berimbau, partindo do universo da Capoeira Regional da Fundação Mestre Bimba em direção à aplicação das noções de um arcabouço conceitual inferido no contexto, discutindo a obra a partir dos níveis laskeanos do ciclo de vida da composição: ideias, materiais, implementação e obra.

Já em A noção de Ciclo em música: concepções e aplicações composicionais, esmiúço um dos conceitos inferidos no contexto da Capoeira Regional na Fundação Mestre Bimba durante minha pesquisa de doutorado: a ciclicidade. Após abordar diversas elocuções sobre ciclo na teoria, discuto algumas aplicações em obras que compus no domínio da pesquisa.

Em breve disponibilizaremos o artigo que publicaremos na Conferência Corpos (Im)Perfeitos na Performance Contemporânea, em Almada, Portugal, ainda nesse mês de setembro. O artigo se chama m’bolumbümba: abordagens sobre um universo poético oriundo das relações entre música e movimento na Capoeira e tece um discurso um pouco mais específico sobre o espetáculo e sobre a relação entre música e movimento no domínio da pesquisa.

Boas leituras!

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google photo

You are commenting using your Google account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s