Fumebianas Nº 5

A série Fumebianas acaba de receber mais uma obra. A quinta peça da série foi composta para flauta, clarinete, violão e violoncelo, dedicada ao compositor carioca Sérgio Roberto de Oliveira. A estreia será no Rio em 14 de outubro próximo, em concerto na Série Quinze, que comemora os 15 anos de carreira de Sérgio.

Na série Fumebianas (da FUMEB — Fundação Mestre Bimba) aplico as noções de interação entre música e movimento no contexto da Capoeira Regional na composição de obras de câmara, que comportam formações que vão desde instrumento solo até um ensemble de onze instrumentistas. A sexta peça, para quarteto de clarinetes, já está em andamento.

As noções de um arcabouço conceitual inferido no contexto da Capoeira Regional de Salvador são aqui aplicadas em diversos níveis do compor. Esses conceitos mobilizam um compor da Capoeira que não necessariamente se presta às literalidades e superficialidades contumazes. Os principais materiais extraídos do contexto aplicados na série são ritmos dos toques de berimbau, conteúdo melódico das canções e texturas baseadas nos modelos na Roda de Capoeira. A sonoridade pentatônica, de grande recorrência nas quadras e corridos da Capoeira, aparece durante toda a série, confrontada com um conjunto de classe de notas típico da música do século XX, engendrando uma dialética entre um contexto mais referencial e uma sonoridade externa ao contexto.

A partitura da obra está disponível na seção “Obras” e em breve disponibilizaremos a gravação.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google photo

You are commenting using your Google account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s