Burgos e Esquecimento

… que eu estava dizendo?

O professor Fernando Burgos foi um ilustre personagem da história da Escola de Música da UFBA. Compôs dezenas de obras para diversas formações instrumentais e vocais. Formado em Engenharia Civil (1973) e em Composição (1990), obteve o título de Mestre em Música pela UFBA em 1996. Burgos foi para o andar de cima prematuramente em 2008, vítima de um infarto fulminante. Até hoje ainda tenho a sensação errônea de vê-lo na Escola; um transeunte improvável.

Desde 2009 a Escola de Música da UFBA presta uma homenagem a esse ilustre compositor no Concurso de Composição Antônio Fernando Burgos de Lima. Paradoxalmente, minha obra Esquecimento foi selecionada como finalista na segunda edição, em 2010, e será apresentada no próximo dia 29 (terça-feira), na Reitoria da UFBA. Paradoxalmente, já que esquecimento não é nem de longe algo que sintamos com relação ao prezado Burgos.

Essa obra, para orquestra de cordas, foi inicialmente escrita em 2006. Passou por uma recomposição em 2010, em um detalhamento mais acurado, especialmente no que tange à textura e ao timbre. Esquecimento é baseada em uma canção minha sobre o poema “Espelho Mágico do Amoroso Esquecimento”, de Mário Quintana, escrita originalmente para o espetáculo “Reconhece?”, do Grupo de Risco. O framework tonal da canção é dialogicamente combinado com elementos timbrísticos, com atenção especial para a textura, gerando um universo de contrastes sensíveis. Durante toda a obra são utilizados elementos de auto-referência e silêncios estruturais, com a intenção de provocar e envolver a capacidade de esquecer do ouvinte. A partitura completa está disponível na seção obras.

A performance será da Camerata Acadêmica, sob a coordenação de Alexandre Casado e Suzana Kato, com regência de José Mauricio Brandão. Serão apresentadas também obras dos compositores Felipe André, Paulo Santana e Vinícius Amaro.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google photo

You are commenting using your Google account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s